Pplware

Vacina da Johnson & Johnson produziu forte resposta imunológica

No mundo são vários os laboratórios que estão a trabalhar intensamente numa vacina para a COVID-19. Os resultados ainda não são os esperados, mas tem havido algumas boas novidades. Uma das vacinas que se tem alguma esperança é na Ad26.COV2.S da Johnson & Johnson.

De acordo com o que foi revelado recentemente, a vacina produziu resultados positivos com apenas uma dose em 98% dos voluntários.


Uma vacina é uma preparação de antigénios (partículas estranhas ao organismo), que é administrada a um indivíduo, provocando uma resposta imunitária protetora específica de um ou mais agentes infecciosos. Os antigénios das vacinas podem ser vírus ou bactérias inteiros, mortos ou atenuados, ou fragmentos desses microorganismos. O antigénio escolhido para uma vacina deve ser “imunogénico”, ou seja, deve desencadear uma reação imunitária e não provocar a doença.

As vacinas são consideradas medicamentos, mas apresentam várias diferenças assinaláveis relativamente aos medicamentos clássicos.

Para uma vacina ser utilizada, é necessário um extenso processo, com diferentes fases ao longo de m período longo:

Vacina da Johnson & Johnson com bons resultados mas…

A Ad26.COV2.S, a vacina da Johnson & Johnson produziu bons resultados apenas uma dose. No entanto, não está provado que seja eficaz a proteger a população mais idosa. De relembrar que os mais idosos são o grupo mais vulnerável à infeção pelo Sars-CoV-2.

Segundo o DN, ensaio clínico  englobou 1.000 adultos saudáveis. O desenvolvimento da vacina é apoiado pelo governo dos EUA, e começou logo após os primeiros testes, em julho, terem demonstrado uma forte proteção em macacos que também receberam apenas uma única dose. De acordo com a Reuters, na quarta-feira a empresa começou uma nova fase de testes, desta vez num universo de 60.000 pessoas (fase III), o que pode abrir caminho para um pedido de aprovação.

Os resultados da fase III deverão apenas surgir no final deste ano ou no início do próximo ano.

 

Leia também…

 

Exit mobile version