Pplware

Teste a navegadores – Prova de fogo agora no SO da Apple

Muitos utilizadores do sistema operativo da Apple desconhecem a vasta oferta de navegadores que existe para OS X. Mas isto é natural, para OS X dificilmente algum navegador bate o Safari, contudo, e à imagem do que foi feito para Windows e Linux, hoje vamos deixar a análise a vários navegadores para o sistema operativo da empresa de Cupertino.

O Safari é tido como o mais rápido dos navegadores da actualidade, não só dentro do seu sistema operativo, do OS X, mas também é dos mais rápidos no Windows, por exemplo. Não sendo dos mais “abertos” a extensões, até porque a aposta não é tão grande, também não tem uma grande concorrência quando o assunto é ombrear dentro do OS X, mesmo assim há surpresas quando comparamos lado a lado determinadas premissas. É isso que hoje vamos fazer, tal como expusemos já nos outros dois principais sistemas operativos do mercado.

Mas vamos lá a contas com o que temos actualmente.

Especificações

CPU – Intel core i5-3317U; 1.70 Ghz
RAM – 2 GB
DISCO – 24,8 GB
SO – Mac OS X Yosemite

 

Metodologia

O Mac OS Yosemite foi escolhido por ser a versão mais recente do sistema operativo da Apple, todos navegadores foram testados nas suas versões mais recentes disponíveis.

 

Objetivos

Verificar a quantidade de RAM usada pelo navegador no estado normal. Testar a performance geral do navegador através do site: http://peacekeeper.futuremark.com/

 

Navegadores a teste

As versões de cada browser são as últimas existentes nos sites

Memória Usada

Foram abertas cinco tabs de diferentes websites e registado o consumo de memória RAM em megabytes (os valores representam a soma de todos os processos abertos referentes ao navegador em causa). Sites abertos nas tabs: Facebook, YouTube, Olx, Sapo e Amazon.

 

 

Performance geral dos navegadores

Os navegadores foram todos testados no http://peacekeeper.futuremark.com/ quanto maior a pontuação obtida melhor.

 

 

Considerações finais

Este foi um teste do qual estávamos curiosos por conhecer os resultados visto nunca termos visto um semelhante e especifico ao OS X, os resultados acabam por surpreender e demonstram que o Safari ainda tem que amadurecer se quiser estar à altura da concorrência. Por outro lado, o SeaMonkey que ocupa lugares intermédios noutros sistemas operativos, no OS X obtém uma excelente pontuação e prima pela estabilidade aliada a um baixo consumo de recursos. O Chromium é outra surpresa e uma excelente alternativa quer ao Safari quer ao SeaMonkey, apresentando uma interface mais limpa, baixo consumo de recursos e estabilidade.

 

Mas… atenção que estes testes são numa máquina virtual, no sistema nativo os resultados certamente têm um comportamento diferente e aqui o Safari tira todo o partido da estrutura do hardware talhada para as suas características e é nesse ponto que a concorrência fica a perder. Todo o ecossistema funciona em conjunto e dificilmente em ambiente virtual se consegue simular essa simbiose. Contudo, e tal como nos restantes sistemas operativos, em “laboratório” estes são os resultados obtidos.

Estão disponíveis para testar alguma destas alternativas?

Exit mobile version