Pplware

Safari já consegue ter um crescimento maior que o Edge

A Apple e a Microsoft confrontam-se em muitas áreas, lutando sempre pelo domínio do mercado e procurando obter sempre melhores prestações que a concorrente.

Uma das zonas onde não competem é no campo dos browsers, mantendo-se afastadas e concentradas nas suas plataformas. É por isso interessante ver que o Safari está a crescer, ultrapassando o Edge no ritmo a que consegue cativar novos utilizadores.


O Edge é o browser que a Microsoft criou e que acompanhou a chegada do Windows 10. Mesmo revelando-se diferente e muito mais capaz que o Internet Explorer, acabou por não conseguir cativar os utilizadores.

Por outro lado, e num sistema operativo completamente diferente, o Safari também consegue manter o seu ritmo, revelando-se a um ritmo superior ao do browser da Microsoft. A Apple tomou a decisão, em 2012, de abandonar o Windows, o que tornou o Safari ainda mais específico e dependente do macOS.

A posição destes browsers pode ser vista nos números da NetMarketShare, que aponta para o Edge um crescimento de apenas 0,1 pontos percentuais. Passa assim dos 5,62% para os atuais 5,63%. Por outro lado, o Safari cresceu 0,12 pontos percentuais, saltando dos 3,44% para os 3,56%.

Longe desta pequena luta entre o Safari e o Edge está o Chrome, que continua a dominar isolado o mercado dos browsers. O Browser da Google há já bastante tempo que conseguiu ser eleito o browser mais completo pela maioria dos utilizadores.

Segundo a NetMarketShare este browser reclama já para si 59.36% do mercado dos PCs, o que na prática significa que 6 em cada 10 computadores tem o Chrome como browser padrão. Em segundo e terceiro lugar encontramos o ainda ativo Internet Explorer e o Firefox, com respetivamente 17,55% e 11,98%.

Este mês não trouxe novidades para o mercado dos browsers, mas é interessante como o Safari e o Edge, sem competir entre si, conseguem estar muito a par, revelando que praticamente não são considerados como opções viáveis para a maioria dos utilizadores.

Exit mobile version