Pplware

Sabia que o seu PC pode ser transformado num Chromecast?

O Chromecast é um dos produtos de sucesso da Google. Com um simples equipamento de 39 euros qualquer TV passa a ser uma smart TV e com ligação à Internet.

Mas e quem não quer ter um Chromecast e quer apenas partilhar o browser? Bom, para isso, a Google tem uma solução, recorrendo apenas a software.

É com recurso ao Cast for Education que a Google dá, a todos os participantes do Google Classroom, a possibilidade dos alunos e professores partilharem os seus ecrãs. Basta, para isso, terem o Chrome, a extensão instalada e estarem na mesma rede.

Mas o Cast for Education, que era suposto ser um exclusivo para os utilizadores do Google Classroom, parece ter uma pequena lacuna e permite que qualquer utilizador com uma conta Google o utilize.

Configurar e lançar o Google Cast for Education

Para usarem o Cast for Education precisam apenas de o instalar no Chrome e de o lançarem. Nessa primeira utilização vão ter de o configurar, tendo de lhe dar um nome e escolher apenas duas definições.

Depois da configuração, o Cast for Education irá mostrar apenas a hora e uma imagem de fundo, caso a tenham definido no passo anterior. É apresentado também o nome escolhido e o nome/email usado.

A partir desse momento, o Cast for Education está pronto a receber ligações de outros PCs que queiram projectar o seu conteúdo.

Usar o Google Cast for Education como se fosse um Chromecast

Para transmitirem o conteúdo para o Cast for Education precisam de estar na mesma rede e ter o Chrome instalado. Escolham o separador que querem partilhar e escolham a opção Transmitir no menu do Chrome.

Irá surgir uma pequena janela onde vão poder escolher o Chromecast pretendido e, também, o que querem partilhar, se o separador activo ou se o desktop completo.

Esta não é uma solução perfeita e não consegue substituir de forma completa o Chromecast, mas é suficiente para ser usado pontualmente em caso de necessidade.

Aproveitem para testar e usar o Cast for Education, explorando esta falha que a Google deixou. O mais provável é que, em breve, seja corrigida e passe a ser apenas utilizada por quem tem uma conta associada ao Google Classroom.

Exit mobile version