A Microsoft, desde o lançamento do Windows 10, que passou a dedicar-se ao Edge como o seu browser predilecto. Este, de momento, está em duas linhas de desenvolvimento. Uma delas é baseada no Chromium e poderá em breve chegar ao Linux.
A empresa de Redmond continua assim o seu investimento em plataformas concorrentes. A sua nova abordagem, especialmente focada nos serviços, leva a uma abordagem mais aberta com o seu software.
A Microsoft, nos últimos anos, mudou completamente a sua abordagem perante os concorrentes e as plataformas. Outrora fechava quase todos os seus serviços no Windows, mas o paradigma mudou nos últimos anos. Um desses serviços é o Edge, o browser da empresa de Redmond.
Depois de ter chegado ao Android, a versão do Edge baseada no Chromium está a chegar ao Linux. Quem o diz é Sean Larkin, gestor do programa técnico do browser. O executivo deu a conhecer as intenções da Microsoft e ainda pediu o feedback da comunidade para a melhor forma de instalar o Edge nestes computadores.
🚨🔥We on the @MSEdgeDev team are fleshing out requirements to bring Edge to Linux, and we need your help w/ some assumptions!🚨🔥
If you're a dev who depends on Linux for dev, testing, personal browsing, _please_take a second to fill out this survey! 📝https://t.co/PCerGONmCG
— Sean Larkin (廖肖恩) (@TheLarkInn) September 26, 2019
Apesar de o Edge estar a ser desenvolvido para Linux, a conotação dada pelo gestor dá a entender que o projeto está ainda numa fase muito embrionária. Para além disso, foi colocado um formulário no tweet para recolher o feedback dos utilizadores.
Após ter chegado ao Android e iOS, o atual browser predileto da Microsoft está já em testes no macOS. Não obstante, a empresa de Redmond irá alargar ainda mais a sua presença. A próxima plataforma será assim o Linux, seguindo a tendência que a empresa adotou nos últimos anos.