Com o Chrome, a Google quer criar novas políticas e novas regras para a Internet. Reflete nele algumas das suas ideias e aplica ali o que entende ser a comportamento de um browser.
Fruto disto, a mais recente versão tem algumas novidades. A mais importante é que este browser passou a esconder do utilizador o WWW e o HTTPS, limpando assim a Omnibox. Claro que muitos não querem esse comportamento e a Google deixou forma de o reverter. Veja como o pode fazer.
Foi no Chrome 76 que a Google eliminou da barra de endereço alguns dos elementos mais básicos. A empresa diz que é para facilitar a leitura dos utilizadores e eliminar o que não faz falta, mas muitos habituaram-se a ter ali esta parte dos endereços da Internet.
Trazer de volta ao Chrome o WWW e o HTTPS
Para ter de volta o WWW e o HTTPS devem alterar uma simples configuração do Chrome. Esta nãoo estará visível ou acessível. Devem por isso começar por aceder a chrome://flags. Só precisam de colocar esse endereço na barra do browser.
Este é o espaço que a Google reservou para as configurações manuais e que mudam o Chrome de forma mais drástica. Devem aí dentro procurar por Omnibox UI Hide Steady-State URL Trivial Subdomains.
Uma mudança simples de fazer no browser da Google
Esta opção deverá estar configurada para o valor Default, que neste caso é o esconder do WWW e do HTTPS. Basta que mudem a opção para Disabled e que reiniciem o browser. Desse modo, o browser irá dar-vos um botão para o fazerem de imediato.
Em seguida, e após a abertura do Chrome, vão notar que têm de volta os elementos que queriam. A Omnibox terá de volta o endereço web completo, mais simples de ler e com toda a informação necessária.
Esta é uma mudança simples para terem de volta o endeço completo na barra do Chrome. É informação importante e que devem manter, para assim saberem on estão a navegar na Internet.