A Google está constantemente a fazer experiências e testar novidades no Chrome, em todas as suas versões e plataformas. Este browser consegue assim melhorar e dar aos utilizadores as novidades esperadas, desejadas e até merecidas.
Infelizmente estas experiências nem sempre são simples de aceder e obrigam o utilizador a fazer configurações. Para contrariar esta situação, a Google tornou muito mais simples testar as novas experiências no Chrome.
Mais simples usar o Chrome
Com muitas opções escondidas, o browser da Google tem à disposição dos utilizadores muitas funcionalidades. Estas, por norma, são chamadas através da ativação de flags. Com o conhecido endereço chrome://flags, é possível ver e ativar o que queremos.
Por não ser um processo simples e esconder algumas dependências, a Google resolveu melhorar o Chrome e dar acesso direto a algumas experiências. Assim, a versão Canary deste browser tem agora uma nova opção presente junto da barra de endereço.
https://twitter.com/alexainslie/status/1367889351946891267
Experiências são naturais neste browser
Esta vai dar acesso às principais experiências que estiverem disponíveis para a versão em causa. Permite ativar rapidamente e sem complicações o seu acesso. Basta ver cada uma das que estão presentes e escolher as que querem ativas.
Cada uma destas tem ali uma explicação sobre o que oferecem aos utilizadores, bem como o que estes podem retirar delas. Após serem escolhidas, os utilizadores devem ter presente um botão para reiniciar o Chrome. Se pretenderem, nesse mesmo menu têm também a possibilidade de enviar comentários à Google.
Google quer que todos as possam testar
Claro que esta não é ainda uma opção que chegue ativa no browser. Os utilizadores precisam de definir uma última flag e trazer esta novidade para o browser. Só assim têm acesso a estas experiências de forma nativa e permanentemente em funcionamento. Acedendo a chrome://flags/#chrome-labs só precisam de a ativar.
Provavelmente a Google vai querer alargar esta novidade a outras versões do Chrome. Por agora está apenas na versão Canary, mas em breve devem surgir novidades. Com o acesso a estas experiências, o browser da Google vai certamente crescer e melhorar.