Pplware

O Chrome consegue finalmente consumir muito menos energia

Todos sabem que o Chrome é um dos principais consumidores de recursos de um computador. Destes, a bateria é de longe a mais prejudicada sempre que navegamos na Internet e usamos este browser.

Mas, com a versão 57, que a Google apresentou há dias, o Chrome passou a consumir muito menos energia, tudo graças a uma melhor gestão dos separadores que não estão a ser usados.

A versão 57 do Chrome marca uma mudança que a Google espera que seja ainda mais alargada nas próximas versões. Finalmente, o Chrome passou a ter uma gestão muito mais eficiente dos separadores que não estão a ser usados, colocando-os em pausa e levando a que estes consumam muito menos recursos e, consequentemente, a que a bateria dure muito mais.

A Google avalia que cerca de 1/3 dos consumos de energia elevados, que o Chrome tem, seja resultado de separadores que estejam em background e que não estão, efetivamente, em uso.

Será graças à API Page visibility que estes processos vão ser controlados. 10 segundos após um separador ser colocado em background, a API irá avaliá-lo e verificar que funcionalidades este necessita, desativando as que não forem essenciais.

Caso a página tenha áudio, ou esteja a usar ligações WebSockets ou WebRTC, então o separador não é colocado em pausa, uma vez que o Chrome os considera como estando em funcionamento. As restantes APIs que estejam a uso serão desativadas.

Esta nova funcionalidade consegue, segundo informações da Google, levar a que os separadores em background sejam 35% menos ativos, o que permite indiretamente uma diminuição dos consumos de energia.

A Google quer levar este conceito muito mais longe, conseguindo bloquear, de forma completa, os separadores que não estão em utilização. O Chrome 57 é apenas o primeiro passo e os desenvolvimentos vão continuar nas próximas versões.

Via Chromium Blog

Exit mobile version