Pplware

Afinal o Opera gasta ainda menos bateria que o Edge

O teste de consumo de energia pelos browsers que a Microsoft realizou, mostrou que o Edge está melhor preparado para a Internet e para controlar os recursos que esta exige.

Se o vencedor foi o esperado, houve quem não concordasse com os resultados. A Opera resolveu repetir os testes e afinal os resultados são diferentes dos apresentados. O Opera é agora o browser que menos bateria consome!

Ao tentar repetir os testes que a Microsoft realizou, a Opera deparou-se com um problema. A informação disponibilizada não era suficiente e os testes eram impossíveis de replicar.

Como pretendia mostrar que o seu browser é efectivamente o que menor consumos de bateria tinha, a Opera criou os seus testes, similares aos que a Microsoft realizou, e os resultados são diferentes. Neste novo teste o Opera consegue ser mais eficiente que os demais, em especial quando utilizada a sua, já conhecida, função de poupança de energia.

No teste realizado pela Opera o seu browser conseguiu tempos de duração de bateria superiores aos dos restantes browsers, com o Opera a conseguir mais 35% de bateria que o Chrome e mais 22% que o Edge.

Ao contrário do que a Microsoft fez, a Opera revelou todos os parâmetros dos seus testes e a forma como estes foram realizados. Esta é uma crítica que é apontada à Microsoft e aos seus testes. Apenas os dados finais foram revelados, sem que sejam conhecidas todas as variáveis tidas em conta no teste.

O vídeo abaixo mostra a diferença de consumos que se consegue no Opera utilizando apenas o novo modo de poupança de bateria, e que serviu de base para os testes de comparação com os restantes browsers.

Está assim, e segundo a Opera, reposta a verdade e apresentado o browser mais eficiente em termos energéticos. O Opera destrona assim o Edge, apenas alguns dias depois.

Sendo este um dos softwares mais usados hoje em dia, é importante que a escolha recaia nos que oferecem as melhores funcionalidades, mas também nos que conseguem ser mais eficientes.

Opera

Exit mobile version