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WSJ: Apple Music ultrapassou o Spotify em assinantes pagos nos EUA

A pressão de há alguns dias, feita pelo Spotify à Apple, poderia revelar que algo estaria a mudar no mercado da música por streaming. De facto, a empresa queixou-se de “desrespeito” por parte da empresa de Cupertino à concorrência dentro do ecossistema Apple. Contudo, a Apple respondeu refutando qualquer acusação, mostrando mesmo que o OK para app da empresa sueca no Apple Watch era um sinal de abertura. Haveria algo mais a incomodar a empresa de Daniel Ek.

Segundo o Wall Street Journal, a Apple Music ultrapassou o número de assinantes pagos do Spotify nos Estados Unidos. Que ventos de mudança serão estes?


Apple Musica versus Spotify, quem ganhará?

Sabemos que a empresa de Tim Cook está a apostar cada vez mais em serviços. Conforme tónica na última keynote, vimos uma aposta forte na música e principalmente na TV. Por outro lado, o Spotify tem recebido alguma resistência de suporte no que toca à disponibilidade dos produtos Apple. Inegavelmente em nome do crescimento da Apple Music.

Por isso, a guerra de números está cada vez mais acesa. Uns são os maiores no que toca a utilizadores totais, com cerca de 200 milhões de utilizadores ativos, o outro reclama a si o maior número de utilizadores a pagar, que serão cerca de 28 milhões.

 

Mas a Apple não tinha já passado o Spotify em 2018?

Na verdade, no passado mês de julho, foi veiculado que a Apple Music teria passado o Spotify. Nessa altura, ambos os serviços teriam cerca de 20 milhões, embora a Apple estivesse ligeiramente à frente. Agora o WSJ está a corroborar esse relatório. De acordo com o jornal, a Apple Music tem vindo a somar assinantes “mais rápido” do que o Spotify. O crescimento estará a ser numa taxa mensal de 2,6 a 3%, em comparação com 1,5 a 2% para o Spotify.

No entanto, e segundo o mesmo relatório, mesmo fora dos Estados Unidos, a Apple está a crescer mais:

A Apple Music está a crescer mais rapidamente em todo o mundo – a uma taxa de 2,4% a 2,8%, comparada com os 2% a 2,3% do Spotify – e a diferença está a começar a fechar-se noutros mercados fora dos EUA, segundo informações reveladas por pessoas a par dos números.

Os números dados hoje a conhecer referem-se apenas a assinantes pagantes. Estão assim excluídos qualquer utilizador na versão gratuita de três meses da Apple Music ou na versão gratuita do Spotify. Se os números incluíssem os níveis gratuitos, o Spotify tem muito mais utilizadores no geral nos Estados Unidos.

 

Movimentam-se os trunfos num mercado cada vez mais online

A luta de bastidores também faz pender o ponteiro. Embora já em 2018 o WSJ previsse que a Apple Music ultrapassasse o seu concorrente direto, as tais movimentações levaram a que o Spotify nos EUA, estabelecesse parcerias com o serviço Hulu e com o Showtime. Como resultado, o Spotify permaneceu na liderança durante mais algum tempo. A Apple Music oferece descontos para famílias e estudantes, mas ainda não fez parceria com outra empresa de streaming de vídeo para oferecer um pacote como o Spotify.

Não é segredo que a Apple tem focado muito a sua ação no negócio de serviços, nos últimos anos. A alta rentabilidade das assinaturas mensais são uma fantástica fonte de rendimento. Serviços como a Apple Music, iCloud, Apple News +, Apple Arcade e Apple TV +, são as mais recentes apostas. Alguns por 6,99 €/mês mensais dão acesso a uma panóplia de conteúdos com alta qualidade.

Em resumo, o futuro será dos serviços, visto que os dispositivos estão cada vez mais duradouros e acessíveis. A Apple cria as plataformas, quer de hardware, quer de software e prepara-as para receber a nova filosofia de mercado de consumo.

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