Não é de hoje a ideia de que as vendas do iPhone X têm ficado abaixo das expectativas do mercado e, principalmente, da Apple. A marca esperava fazer deste equipamento um sucesso de vendas, mesmo atendendo ao seu preço elevado.
Um novo relatório vem agora reforçar esta ideia e trazer novas informações. A Apple poderá estar a ponderar reduzir para metade a produção do iPhone X e assim confirmar o que se tem vindo a falar há alguns meses.
Quando a Apple apresentou o iPhone X, as reações do público foram de interesse elevado. Tudo fazia prever que a Apple teria em mãos mais um caso de sucesso de vendas.
A verdade é que todos os indicadores disponíveis apontam de forma clara para que a realidade não seja esta e as vendas do iPhone X estejam muito abaixo do esperado.
Mais uma confirmação surgiu agora, vinda do Nikkei Asian Review, que consultou fontes dentro da cadeia de produção do iPhone e que sabe que a Apple pretende diminuir de forma substancial a sua produção para os primeiros meses de 2018.
As mudanças na cadeia de produção do iPhone X
As previsões iniciais apontavam para números de produção para os primeiros meses do ano que rondariam os 40 milhões de unidades. Os novos valores são mais modestos e apontam para uma produção de 20 milhões de unidades do iPhone X.
A Apple terá já anunciado esta redução aos seus vários parceiros, que tratam da produção dos diferentes componentes e da montagem dos mesmos até à produção final do iPhone X.
As razões para as vendas baixas
Apesar de ser apenas um rumor, baseado em informação interna da cadeia de produção, as razões apontadas para esta diminuição de produção focam-se apenas nos números de vendas baixos, durante o Natal e final do ano, principalmente em mercados chave como a Europa, os EUA ou a própria China.
Há ainda referências ao preço demasiado elevado que a Apple está a praticar para a venda deste modelo. As provas disso vêm da maior adesão aos iPhone 8 e iPhone 8 Plus, como já antes foi referido.
A Apple parece estar já também a resolver este problema, preparando para este ano a apresentação de um iPhone X com um preço mais reduzido, o que se revela também nas suas especificações finais.