Os números de vendas do iPhone sempre foram um marco importante para os entusiastas da Apple e até para o próprio mercado. Era aqui que ficava patente a saúde da marca e a sua aceitação no mercado.
Os mais recentes números de vendas deste dispositivo não mostram boas notícias para a Apple. O crescimento da marca, no campo das vendas do iPhone, parece estar a mudar e quase estagnou no primeiro trimestre de 2019.
Estes não são números oficiais, mas vêm da CIRP, que é conhecida por ter dados precisos. Esta agência revelou agora as suas estimativas para as vendas do Iphone, nos EUA, e os números não são nada favoráveis à Apple e à sua oferta este mercado.
Os números apresentados mostram que nos primeiros 3 meses de 2019 praticamente não houve crescimento nas vendas. O valor para o primeiro trimestre mostrou que a Apple vendeu mais 2% face ao trimestre anterior. No que toca à análise dos números ano a ano, a situação não é melhor, tendo crescido 12%.
Comparados com os períodos homólogos, é claro o desacelerar das vendas deste smartphone. No trimestre passado a Apple tinha tido um crescimento no número de utilizadores de 4%. No acumulado anual, o período anterior tinha ficado nos 19%.
Os dados da CIRP estimam que a Apple terá colocado no mercado cerca de 39 milhões de smartphones no trimestre terminou em março deste ano. Este valor ficou abaixo do que outros reportaram para este período. Os valores nestes casos estavam entre os 40 e os 44 milhões de novos iPhone.
Há já alguns trimestres que a Apple deixou de apresentar os dados detalhados de venda do iPhone e por isso é impossível confirmar de forma precisa estes dados. No entanto, e dado o histórico passado, é assumido que a CIRP não fica longe da realidade nos seus números.
Depois de anos com crescimentos trimestrais acima dos 5% e ano a ano com quase 20%, este não foi um período positivo para a Apple. Este cenário já tinha sido provado no apresentação de resultados e agora fica reforçado. As vendas do iPhone estão a abrandar e isso têm-se notado nos números apresentados.