Pplware

Utilize uma app “não verificada” sem alterar o Gatekeeper

Para os que não sabem, dentro do macOS, existe um guardião de segurança que se chama Gatekeeper.

Introduzida no OS X Mountain Lion, esta funcionalidade visa promover a segurança do sistema, vigiando as apps descarregadas e instaladas a partir da Internet que podem vir a afectar o seu Mac.

A politica desta ferramenta segue a adoptada pela Apple que consiste em ter “tudo fechado”, cabendo ao utilizador decidir abrir ou não. Como temos por omissão um cadeado fechado, hoje vamos ver uma forma mais simples de ter a segurança no máximo, mas também como conseguir definir uma “excepção”.

A funcionalidade traz 3 opções disponíveis para o utilizador escolher. A ferramenta informa que pode permitir aplicações descarregadas de: Mac App Store, Mac App Store, programadores identificados e qualquer fonte.

Para correr uma aplicação de programadores não identificados, o utilizador deve ir ao Menu Segurança e Privacidade. Depois, no separador Geral, terá de alterar as definições predefinidas do Gatekeeper, permitindo, desta forma, que a app possa correr no sistema operativo. Contudo, depois não se pode esquecer de voltar a clicar no cadeado para o voltar a fechar, ou deixará a máquina exposta a instalações que podem comprometer a sua segurança e estabilidade. Prova disso foi o recente ataque do malware Backdoor.MAC.Elanor.

 

Gatekeeper com excepção

Para instalar uma app, mas em modo de excepção e continuar a ter o sistema fechado, vamos considerar uma cenário:

Descarregou uma aplicação que está fora da Mac App Store e não tem um programador identificado pelo sistema da Apple, ou a app específica não foi verificada. O El Capitan (assim como o mais recente macOS Sierra) não irá deixar sequer abrir a app, pois este sabe que, à partida, todas as apps que estão fora dos sistemas validados podem não estar seguras.

Se realmente o utilizador tem a certeza e insiste em instalar, então há as alternativas.

Para contornar esta situação, o utilizador teria de ir a Menu Apple > Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade e, lá dentro, no separador Geral clicar no cadeado (terá de colocar o código de sistema) e alterar o bloqueio da utilização da app.

Terá, como vimos acima, as 3 opções predefinidas mas também vai ver uma nova adição: a app, que acabou de ser impedida de ser executada, será listada aqui com um botão “Abrir”. Clique nesse botão, terá de colocar a palavra-passe do sistema (se for solicitada), e a aplicação será autorizada a correr.

App executada e Gatekeeper fechado

Depois de correr a excepção e conseguir usar a app, não mexeu. contudo, nas configurações do Gatekeeper. Estas permanecerão inalteradas e, a qualquer momento, poderá executar a mesma aplicação sem ter que mexer no guardião da segurança do seu Mac.

 

E no Windows, também há algo idêntico?

Como já demos a conhecer, esta funcionalidade também existe no Windows 10. Uma ferramenta de protecção similar que permite ou impede as apps não verificadas de serem executadas, mas permitindo criar uma excepção simples que facilita a vida do utilizador. Esta funcionalidade chama-se SmartScreen.

Exit mobile version