As políticas que o presidente Trump tem imposto nos EUA têm levado a problemas graves nas empresas americanas. Para além destas terem de cumprir com regras que na maioria das vezes não concordam, precisam de também de se sujeitar às imposições ficais que têm surgido.
A mais recente coloca um imposto de elevado nas importações da China e isso terá um impacto grande na Apple. O presidente Trump já tem a solução para este problema e voltou a apelar à Apple para fabricar os seus produtos nos EUA.
Um novo problema para a Apple nos EUA
Uma das medidas que o presidente Trump anunciou irá tornar complicada a venda de produtos para muitas das empresas dos EUA. A Apple já reagiu a estas notícias e revelou que a taxa de 25%, que se pensa vir em breve a ser aplicada, irá tornar muito mais caros os seus produtos.
Este aumento de preços irá tornar mais lento o crescimento da Apple, em especial no seu país de origem, e tornar a empresa mais vulnerável à competição e aos produtos concorrentes, apenas graças ao aumento dos preços.
Donald Trump parece ter a solução para este problema
Apple prices may increase because of the massive Tariffs we may be imposing on China – but there is an easy solution where there would be ZERO tax, and indeed a tax incentive. Make your products in the United States instead of China. Start building new plants now. Exciting! #MAGA
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 8, 2018
Depois de conhecer a reação da Apple, Donal Trump voltou a recorrer ao seu canal de comunicação preferido, o Twitter, para apresentar à Apple a solução para os seus problemas com a nova taxa que irá ser aplicada.
Segundo Trump, a solução para o problema da Apple é simples e fácil de implementar. A empresa só precisa de começar a fabricar os seus produtos em solo americano, ficando assim isenta da nova taxa.
Uma ideia antiga que volta a ganhar força
Trump está assim a pegar numa das ideias base da sua campanha eleitoral e que previa que as empresas dos EUA baseassem a sua produção nos Estados Unidos, tornando assim a indústria do país novamente potente e trazendo postos de trabalho para o país.
Até hoje esta ideia ainda não foi materializada e provavelmente nunca o será, mas as pressões de Trump não têm diminuído, o que torna difícil as suas relações com as principais empresas tecnológicas.