Pplware

Smartphone dobrável da Apple para já não passa de uma patente

O conceito de smartphone dobrável não é alheio aos engenheiros da norte-americana Apple. Contudo, desengane-se se pensa que em breve verá um iPhone a seguir este novo formato.

Antes disso ainda assistiremos à apresentação do primeiro smartphone dobrável da Samsung, efeméride que ocorrerá no dia 20 de fevereiro. Aliás, neste momento a tecnológica sul-coreana é uma das que mais empenhadas está em desenvolver este novo formato.


Ainda assim, sabemos que ambas as fabricantes estão a estudar esta nova tendência. Mais ainda, do lado da Apple a investigação está a acelerar o seu ritmo, algo comprovado pelas suas diversas patentes.

Apple tem várias patentes para um smartphone dobrável

Após termos visto uma das primeiras em outubro passado, surge agora uma nova patente deveras cativante. Atentanto nas imagens que se seguem, podemos ver aquilo que parece ser uma abordagem contrastante com a da Samsung.

Esta nova patente da Apple foi divulgada recentemente pelo portal PhoneArena e mostra-nos um nova perspectiva sobre o smartphone dobrável. Aqui, temos uma mecânica contrastante com a que está a ser desenvolvida pela Samsung.

Samsung está empenhada no smartphone dobrável

Ao passo que o smartphone dobrável da Samsung poderá dobrar sobre si mesmo, o da Apple poderá alongar-se para lá das tradicionais margens. Algo mais próximo de um ecrã que envolve as arestas laterais presentes no smartphone.

“O nosso grupo está a trabalhar no sentido de reinventar e reimaginar a possibilidade de criar novas experiências nesta nova plataforma” – declarações do responsável máximo pelo Centro de Inovação e Design da Samsung.

“Nós estamos muito bem situados neste aspecto. Uma vez que o sistema Android não foi pensado para correr nesta plataforma (dobrável), cabe-nos a nós desenvolver novas soluções)” – acrescentou Federico Casalegno.

Em suma, neste momento é a Samsung quem mais próxima está de colocar um smartphone dobrável no mercado. Contudo, será também a Samsung a quem incumbirá criar uma nova necessidade no mercado.

A isto juntar-se-á naturalmente a necessidade de ensinar ao consumidor a usufruir deste novo conceito. O resultado? Um sem-fim de desafios que podem ser bastante dispendiosos para a fabricante sul-coreana.

Entretanto vemos ainda outras fabricantes Android a explorar este conceito. Desde a Lenovo à Xiaomi, certamente não faltarão alternativas no mercado, a seu devido tempo.

Ainda assim, certo é que alguém tinha de dar o primeiro passo e a Samsung está pronta para o fazer em 2019. Entretanto veremos também o sistema operativo Android a adaptar-se a todo um novo formato, disso não temos a menor dúvida.

Enquanto isso, a Apple continuará a sondar o mercado. A aprender com a experiência adquirida e quiçá, até com os erros das suas principais rivais neste volátil mercado.

Quando chegará o smartphone dobrável da Apple?

Por fim, só quando o consumidor estiver perfeitamente familiarizado com este novo conceito é que poderemos ter um smartphone dobrável a ser lançado pela gigante de Cupertino.

Algo que sem dúvida não obrigaria a uma tão acentuada curva de aprendizagem. Ademais, os riscos associados a este novo tipo de produtos já terão sido, em grande parte, encurtados.

Em suma, apesar de tanto a Samsung como a Apple já terem várias patentes para este novo formato, vemos na tecnológica sul-coreana sinais mais convincentes de maturidade neste novo produto.

Isto claro, a menos que a Apple nos surpreenda já em setembro próximo…ou até mesmo em junho durante a WWDC 2019. Esperemos para ver o que o futuro nos reserva.

Exit mobile version