Desde que o iPhone 12 foi lançado que existem relatos e rumores de que este smartphone pode trazer problemas para quem usa um pacemaker. A Apple depressa tentou perceber a sua origem para o tentar solucionar.
Depois de vários estudos e análises, a gigante de Cupertino acabou por admitir esta situação. Os alertas e os problemas eram reais e estavam mesmo a afetar os utilizadores. Agora, e para completar este cenário, a Apple divulgou uma lista dos equipamentos que não devem ser usados.
A presença de ímanes e campos magnéticos é algo comum nos equipamentos da Apple e estão ainda mais presentes desde a chegada de tecnologias como o MagSafe. Este carregamento por indução é algo que torna a sua utilização mais simples, mas, em simultâneo, traz outros problemas.
Um problema já conhecido da Apple
Vários dispositivos Apple, dependendo da distância, podem interferir com um normal funcionamento de pacemakers. O problema é de tal forma grande que a Apple teve de admitir a situação. Agora, para alertar ainda mais os utilizadores, lançou uma nova lista dos equipamentos a evitar usar por quem tem um pacemaker.
Produtos Apple a manter longe do seu dispositivo médico
AirPods e caixas de carregamento
- AirPods e caixa de carregamento
- AirPods e caixa de carregamento sem fios
- AirPods Pro e caixa de carregamento sem fios
- AirPods Max e Smart Case
Apple Watch e acessórios
- Apple Watch
- Braceletes com ímanes para Apple Watch
- Acessórios de carregamento magnético para Apple Watch
HomePod
- HomePod
- HomePod mini
iPad e acessórios
- iPad
- iPad mini
- iPad Air
- iPad Pro
- Smart Covers e Smart Folios para iPad
- Smart Keyboard e Smart Keyboard Folio para iPad
- Magic Keyboard para iPad
Acessórios MagSafe e iPhone
- Modelos de iPhone 12
- Acessórios MagSafe
Mac e acessórios
- Mac mini
- Mac Pro
- MacBook Air
- MacBook Pro
- iMac
- Monitor Apple Pro Display XDR
Beats
- Beats Flex
- Beats X
- Powerbeats Pro
- urBeats3
Esta já não se limita a ter presente apenas o iPhone 12 e os acessórios MagSafe, como revelado antes. Vai muito mais longe e apresenta vários outros equipamentos que podem trazer problemas a quem tem um pacemaker ou outro dispositivo médico.
Lista bem comprida onde está o iPhone 12
A lista é muito completa engloba agora os AirPods, o HomePod, o iPad e os seus acessórios, os Mac e os seus acessórios, e até os Beats. Curiosamente, em conjunto com os acessórios MagSafe, está apenas o iPhone 12. Os modelos anteriores parecem não trazer problemas para qualquer pacemaker.
A recomendação da Apple indica que deve manter o equipamento a uma distância segura do dispositivo médico. Na prática, isto significa ter o equipamento a mais de 15 cm de distância ou mais de 30 cm de distância se estiver a efetuar o carregamento sem fios.