Foi no passado dia 24 de maio que um dos mais longos processos em tribunal, opondo a Apple e a Samsung, chegou ao fim. O veredicto final obrigava a empresa sul-coreana a pagar 539 milhões à Apple.
Agora, 15 dias depois, a Samsung já reagiu e veio reclamar um novo julgamento ou, simplesmente, o fim da pena a que foi condenada.
Este processo, que se pensava estar a chegar ao fim, tem já 7 anos e coloca frente a frente a Apple e Samsung. Tudo foi iniciado com a acusação da Apple da violação de três patentes por parte da Samsung, que tem constantemente refutado todas as provas apontadas.
Com o evoluir do processo, a empresa sul-coreana já assumiu que poderia pagar um máximo de 28 milhões, bem longe dos mil milhões que a Apple exigiu inicialmente para resolver o processo.
O apelo que a Samsung entregou no passado dia 7 de junho procura assim voltar a iniciar este processo, uma situação que já aconteceu por 3 vezes no passado.
As justificações da Samsung apontam para um valor demasiado elevado determinado para a compensação a ser pago à Apple e aponta um novo número.
O veredicto do júri é excessivo e contra o peso das evidências em cada uma das questões identificadas acima, e as evidências apoiam um veredicto de não mais que 28,085 milhões de dólares
Não se sabe ainda se o tribunal irá aceitar este novo apelo e reiniciar todo o processo de avaliação das queixas da Apple sobre a Samsung. Este será novamente um processo que se arrastará por vários anos, caso seja realmente reiniciado.