Os processos que envolvem a Apple e a Samsung são verdadeiras novelas com constantes episódios que se contradizem e que alteram toda a história.
Depois de tudo levar a crer que a Samsung teria de pagar à Apple 120 milhões de dólares, eis que surge uma nova decisão de um tribunal que iliba a empresa sul coreana e que retira a compensação a ser paga.
A decisão agora emitida por um tribunal de apelo norte americano revogou a decisão anterior que culpava a Samsung de violação de uma patente de Apple, relacionada com “quick links”.
Segundo este tribunal a Samsung não violou esta patente nos seus smartphones. Houve ainda a anulação da decisão da violação das patentes relacionadas com o slide-to-unlock e a auto-correcção, por entenderem que eram inválidas.
Mas este tribunal foi mais longe e manteve a decisão que obrigava a Apple a pagar uma multa de 160 mil dólares à Samsung, também aqui num caso de violação de patentes.
Esta decisão deste caso remonta a Maio de 2014 e a Samsung foi dada como culpada de ter violado 3 patentes da Apple, tendo sido condenada a pagar 120 milhões de dólares.
Este é só mais um dos vários processos que decorrem nos tribunais americanos e que colocam frente a frente estes dois gigantes da indústria. Ainda em Dezembro do ano passado a empresa coreana foi condenada a pagar 548 milhões de dólares. Apesar de ter pago este valor, a Samsung pelou desta decisão e ainda aguarda por um desfecho.
Esta decisão surge agora por levar a que outros processos que envolvem estas duas empresas tomem outro rumo e passem a pender menos para o lado da Apple.