Pplware

Qualcomm diz ter provas que a Apple roubou o seu código-fonte e entregou-o à Intel

Apesar das múltiplas tentativas da Qualcomm para “reparar” o seu relacionamento com a Apple, a longa batalha legal entre estas empresas recebeu um novo rumo: a gigante dos chips agora alega que a Apple roubou “vastas áreas” da sua propriedade intelectual confidencial e entregou à Intel para esta melhorar o desempenho dos chips concorrentes.

A Apple e a Qualcomm atravessam uma longa e desgastante batalha nos tribunais onde a Qualcomm até já tentou que a Apple não conseguisse vender os seus iPhones. Agora a acusação foca-se no desvio de propriedade intelectual que inclui por sua vez a concorrente da Qualcomm, a Intel.


Qualcomm reconhece tecnologia proprietária em peças de software Intel

As novas alegações estão contidas numa denúncia que a Qualcomm apresentou na segunda-feira ao Supremo Tribunal da Califórnia, na tentativa de alterar a sua violação anterior do contrato com a Apple. Sob um acordo de software com a Apple, a empresa que fabrica chips forneceu ao seu parceiro código-fonte confidencial e ferramentas que seriam usadas para o desenvolvimento e manutenção do modem do iPhone.

A Qualcomm afirma que descobriu a correspondência entre os engenheiros da Apple e da Intel durante a ação judicial de descoberta do processo. Os engenheiros supostamente usaram as informações da Qualcomm para ajudar a Intel a alcançar o seu rival – um processo que ocorreu em público, já que os modems da Intel ficaram para trás uma geração ou mais atrás dos da Qualcomm, mas ano após ano conseguiram aproximar-se.

Este ano, a Apple cortou os modems da Qualcomm dos seus novos iPhones, confiando inteiramente nas alternativas da Intel.

Agora é visível que a Apple se envolveu numa campanha durante anos de falsas promessas, camuflagem e subterfúgio projetado para roubar informações confidenciais e segredos comerciais da Qualcomm com o objetivo de melhorar o desempenho de baixa qualidade dos chipsets dos modem, com o objetivo final de eliminar os negócios da Qualcomm com base na Apple.

Referiu a acusação.

 

Apple terá “ajudado” a Intel com tecnologia Qualcomm?

A Qualcomm já havia acusado a Apple de violar um acordo para permitir que a fabricante de chips auditasse o uso do código-fonte da Apple e de outros segredos comerciais. Mas a empresa agora vai muito além, sugerindo que a Apple só conseguiu mudar da Qualcomm para os chips de rádio Intel usando o código da Qualcomm para melhorar o desempenho dos chips de “baixa qualidade” da Intel.

Embora a Qualcomm tenha todo o direito de perseguir a Apple sobre estas supostas violações, as tentativas da Apple de se afastar da Qualcomm não são surpreendentes. A Apple tem vindo a desenvolver abertamente os seus próprios chips num número cada vez maior de categorias e está a registar patentes e a contratar engenheiros para tecnologias de modem.

A empresa também envolveu-se em cerca de uma dúzia de ações legais contra a Qualcomm um pouco por todo o mundo, incluindo esta e várias outras reclamações internacionais relacionadas a pagamentos de royalties supostamente excessivos.

Independentemente das pequenas batalhas que a Apple tem ganho neste conflito, a Apple pode acabar por perder a “guerra” maior.

 

Redes 5G poderão fazer a Apple renegociar com a Qualcomm

As redes 5G da próxima geração serão lançadas em breve, e nenhuma outra empresa – incluindo a Intel – parece estar melhor com modems e antenas 5G do que a Qualcomm. Consequentemente, a maioria dos rivais da Apple está a usar os chips da Qualcomm para os telefones 5G que serão anunciados em breve.

Resta saber se a Apple produzirá uma alternativa 5G doméstica ou acabará por confiar novamente na Qualcomm ou na Intel para a sua próxima utilização de modems.

 

Leia também:

Exit mobile version