Pplware

OnePlus copiou os gestos do iPhone X no OnePlus 5T

A Apple, no iPhone X, deu um passo arrojado ao remover o botão principal e a tornar toda a experiência de utilização dependente dos gestos inteligentes que a marca incrementou ao longo dos anos.

Embora o novo iPhone tenha sido alvo de muitas críticas, a verdade é que passou a ser um modelo inspirador. A OnePlus foi buscar muita inspiração ao X para criar novos gestos inteligentes a servir o OnePlus 5T.


Críticas dão lugar à inspiração

Após ter sido lançado, muitas foram a vozes que criticaram o preço do iPhone X, poucos dias depois, algumas marcas anunciaram terminais com preços a rondar e a ultrapassar o mais recente iPhone da empresa de Cupertino.

O ecrã do iPhone X foi criticado por trazer uma “monocelha” que aglomerava um grupo de sensores importantes ao desempenho do smartphone. Contudo, o desenvolvimento do mercado mostra que os fabricantes estarão a enveredar por uma solução parecida ou até menos criativa, no que toca à ocupação do ecrã.

O Face ID foi uma peça chave no renovado esquema de segurança do iPhone X. Alvo de muitas críticas, tendo sido posto em causa com os mais diversos argumentos, parece ser agora a tendência. O mercado dos smartphones vai receber já este ano vários dispositivos com tecnologias similares ao Face ID. Mesmo havendo já tecnologia que coloca o Touch ID debaixo do ecrã, a tendência parece não ir por essa escolha, o reconhecimento facial com recurso a tecnologias 3D é o futuro próximo.

 

E os gestos?

Os gestos fazem parte do ADN da Apple desde o primeiro iPhone. A verdade é que são tão importantes que a empresa está a retirar os botões físicos e a aumentar as tarefas desempenhadas por uma compilação de gestos inteligentes e no iPhone X esse caminho ficou bem claro e assumido.

O mercado reage e a OnePlus chega mesmo a copiar os gestos do iPhone X para permitir aos utilizadores do OnePlus 5T uma utilização mais rica.

Os gestos vieram na terceira beta do Android Oreo para o OnePlus 5T, o mais recente smartphone da OnePlus. Se a nova opção estiver ativada, a barra de navegação do Android desaparecerá e somente os movimentos dos dedos no ecrã permitirão o mesmo resultado. Assim, é necessário deslizar para cima da parte inferior do ecrã para voltar ao ecrã inicial, como no iPhone X. Se fizer o mesmo gesto e parar com o dedo pressionado até meio, irá aparecer a opção multitarefa, novamente como no iPhone X.

Para informações, os smartphones Android têm três botões na barra de navegação: um botão para voltar, um botão para ecrã principal e um botão para abrir a multitarefa.

 

Como usar mais gestos?

Há também uma nova variante, agora existe o deslizar do dedo no canto inferior esquerdo do ecrã. A versão final do Android Oreo para o OnePlus 5T chegará nas próximas semanas, mas a OnePlus ainda não forneceu uma data específica.

A partilha de tecnologias tende a favorecer a qualidade de utilização e temos visto alguma tecnologia explorada no iPhone X a ser bem aproveitada noutros dispositivos.

O OnePlus 5T está disponível por cerca de 432€, utilizando o código de desconto GBonepl1. O envio é gratuito e sem alfândega, utilizando o método Priority Line.

OnePlus 5T

 

Leia também:

Exit mobile version