Pplware

Conheça as novidades que o iOS 12 foi buscar ao universo Android

O Apple iOS 12, apresentado no WWDC18, trouxe muitas novidades para os utilizadores do iPhone e do iPad. Foram introduzidas muitas melhorias e novas funcionalidades há muito solicitadas pelos utilizadores.

A empresa de Cupertino apresentou algumas como sendo novidades importantes e que não existiam no iOS. A verdade é que muitas delas são já conhecidas no Android e estão disponíveis há algum tempo.


Não é estranho que a Apple, a cada nova versão do iOS, coloque no seu sistema novidades que podemos encontrar no Android e noutros sistemas operativos. É uma evolução natural e que traz para o iOS as funcionalidades que os utilizadores querem e precisam.

No iOS 12, também vimos aparecer algumas funcionalidades que já existiam no Android. Mais polidas, adaptadas ao ecossistema Apple, estas novidades… não são tão novas para muitos utilizadores de outros sistemas operativos. Não acredita? Vamos então fazer uma revisão da matéria.

 

Grupos de notificações

Uma das novidades que a Apple apresentou com maior ênfase (dado o fervoroso pedido dos seus utilizadores) foi a chegada dos grupos de notificações. O que é muito confuso no iOS 11 será no iOS 12 algo muito bem conseguido graficamente e fluído em termos de organização.

Esta nova opção permite que os alertas passem a estar agrupados, poupando assim espaço no ecrã e oferecendo maior controlo.

A verdade é que esta suposta novidade está já disponível no Android há alguns anos. Qualquer utilizador deste sistema já se habituou a ter as mensagens agrupadas por origem e com possibilidade de serem lidas após a sua expansão.

 

Memoji: os animojis personalizados

Outra novidade, que provavelmente só poderá ser usada pelos proprietários do iPhone X (e possivelmente o seu sucessor), são os Memojis. Estes anomojis personalizados podem agora receber características físicas e adaptar-se ao seu utilizador, sendo por isso mais reais.

Apesar de não ser algo generalizado no mundo Android, este tipo de animojis está disponível para quem tem o Samsung Galaxy S9 ou S9+.

Como podemos ver no vídeo abaixo, nós já tínhamos apresentado este recurso no primeiro contacto que tivemos no lançamento dos topos de gama da Samsung.

Há também já no universo Android as primeiras propostas independentes e que trazem os animojis para este sistema, sem limitação de fabricante.

 

A galeria de fotos está ainda mais inteligente

Também a galeria de imagens do iOS foi melhorada. Este é um trabalho que a Apple tem vindo a fazer ao longo dos anos e que agora está mais perto do produto final. No iOS 12 a Apple focou-se na partilha e na pesquisa.

Se olharmos ao Android, mais concretamente para o Google Photos, todas estas novidades estão presentes nesta aplicação e têm sido melhoras com o passar do tempo.

Para muitos, o Google Photos está até mais bem capacitado, com algumas funcionalidades que ainda não podemos ver na galeria de fotografias do iOS.

 

Chamadas de grupo FaceTime

Algo que a Apple revelou como sendo um pedido de muitos utilizadores foram as chamadas de grupo do FaceTime. Agora, e até um máximo de 32 participantes, as chamadas FaceTime podem ser partilhadas.

Esta novidade é também conhecida do Android há alguns anos. O Google Hangouts anunciou em 2016 que as chamadas de grupo podiam ser feitas até um máximo de 25 participantes. Até então esse número estava limitado a 10.

Até o próprio Facebook Messenger oferece essa possibilidade, com chamadas de grupo que suportam até um máximo de 50 utilizadores, um número bem maior que o do Android e do iOS.

 

Controlo do tempo de utilização

Por fim, e esta será uma das melhores novidade do iOS, é a presença do controlo de tempo de utilização no iOS. A Apple quer que os utilizadores tenham a perceção do tempo gasto nos seus dispositivos e, por isso, trouxe esta novidade.

Apesar de ainda não estar no Android, também o sistema da Google se prepara para esta novidade. Foi na I/O deste ano que a Google anunciou que o Android P vai ter um sistema semelhante.

Também a própria app do YouTube do Android permite já esta possibilidade e outras se preparam para a abraçar.

 

Em resumo…

É verdade que a Apple traz para o seu iOS o melhor de cada sistema e lança aplicações nativas que estão já maduras no mercado (acrescentando mais valia com o seu look&feel), é verdade que isso fixa os utilizadores no sistema pois conseguem satisfazer os seus requisitos do dia-a-dia sem sair do ecrã principal. Mas nota-se uma forte inspiração no que o Android tem vindo a conseguir. O que não é mau, bem pelo contrário, diz-nos que o Android está no bom caminho, mas também coloca o melhor que há nas mãos dos utilizadores iOS.

 

Conheça melhor o iOS 12

Exit mobile version