É facto que os utilizadores dos Macs têm estado mais protegidos nos últimos anos que os utilizadores dos PCs. Contudo, uma nova pesquisa realizada pela empresa Bit9 + Carbon Black, divulgada há dias no site Business Insider, não traz boas notícias para os utilizadores dos computadores da Apple.
Segundo o relatório, foram registados já este ano 950 vírus em Macs. Sabe quantos foram encontrados nos 5 anos anteriores?
É curioso, mas o relatório deixa claro que a incidência dos ataques este ano tem sido maior do que o que foi registado nos 5 anos anteriores juntos.
Durante 10 semanas a equipa analisou mais de 1400 amostras de malware exclusivo para OS X e revelou um aumento brutal nos ataques de malware em 2015.
De acordo com a pesquisa, somando os ataques nos anos de 2010 a 2014, foram encontrados 180 tipos diferentes de vírus para o sistema operativo da Apple. Mas só em 2015, já foram encontrados quase 950. Isto é revelador!
Mas quais os motivos deste aumento de ataques?
Há dois grandes motivos para o aumento destes ataques, segundo concretiza a investigação Bit9 + Carbon Black: a popularização da marca e a maior presença de Macs no sector empresarial. Ou seja, há mais pessoas a utilizar os equipamentos da Apple quer ao nível empresarial quer ao nível doméstico.
Este aumento do malware no Mac OS X aparece depois de vários anos de um rápido ganho de quota de mercado por parte do OS X, com uma percentagem de 16,4% do mercado agora a correr OS X, incluindo a expansão e desenvolvimento empresarial. Isto representa um crescimento de ataques na plataforma de dados sensíveis, já que 45% das empresas agora oferecem Macs como opção aos seus funcionários.
Refere o relatório.
O que tem feito a Apple para se prevenir?
A Apple, além de uma resposta relativamente rápida a cada alerta, tem em todos os Macs um software de segurança cibernética chamado “Gatekeeper”. Este vem instalado por omissão no sistema operativo e tem uma execução em segundo plano, para lá da intervenção do utilizador.
Mas há alguns procedimentos extra que podem ser feitos, como mostramos aqui, embora se é uma pessoa cuidadosa e não cai no “conto do vigário”, não terá de estar sempre a instalar software de segurança de terceiros comprometendo o desempenho do seu Mac. Use a App store para descarregar as suas aplicações, mantenha o software sempre actualizado, tenha cuidado na sua navegação, use um browser igualmente actualizado e verá que a sua máquina não lhe dará problemas.
Em conclusão
Os factores que motivam o incremento de ataques poderão ser a maior utilização, o crescimento da plataforma e a entrada cada vez maior da Apple no mundo empresarial, contrariando as teses que o sistema operativo poderia estar menos seguro. Seja como for, é da responsabilidade da Apple garantir aos seus utilizadores uma qualidade e segurança no sistema. No corrente ano, não só no OS X como no iOS e na App Store, são já vários os incidentes registados.