A Apple anunciou no evento da semana passada que hoje seria o dia de lançamento das mais recentes versões dos seus vários sistemas operativos. Como tal, o macOS 12 Monterey será disponibilizado e as máquinas compatíveis serão beneficiadas com um conjunto de novas funcionalidades. Antes de sabermos as novidades há que perceber tem os requisitos mínimos para instalar a atualização.
Para o deixar mais tranquilo, saiba que o novo sistema operativo para portáteis e desktops exige o mesmo que o seu antecessor. Mas traz mais novidades.
Quais são os requisitos mínimos do macOS Monterey?
Conforme referimos em cima, o macOS Monterey exige a uma série de requisitos exatamente iguais à versão anterior do macOS. Em geral, os dispositivos Mac costumam ter muitos anos de suporte, mais de 5 ou 6. Mesmo assim, se o seu computador Apple ainda não atualizou para a versão anterior, que era o macOS 11 Big Sur, também não atualizará para o macOS 12 Monterey.
Além disso, o utilizador também precisa ter uma conta Apple. Se já possui outro dispositivo Apple, como outro Mac, iPad ou iPhone, é recomendável usar a mesma conta e palavra-passe para que todos os seus dados sejam sincronizados. Se este for seu primeiro dispositivo Apple, pode criar uma nova conta. Nesta página ensina a criar um Apple ID.
Quais dispositivos suportados?
A Apple, a partir do momento em que anunciou o macOS 12 Monterey, criou a página de apresentação do sistema operativo onde são mostradas as novidades e informação complementar. Entre essa informação está a lista oficial dos computadores Apple que são compatíveis com esta nova versão do macOS.
Na lista que deixamos é indicado o modelo e o ano da sua versão mais antiga que o macOS Monterey recebe. Todas as versões de anos posteriores desse modelo serão suportadas.
- iMac: de 2015 em diante
- iMac Pro: de 2017 em diante
- MacBook Air: de 2015 em diante
- MacBook Pro: de 2015 em diante
- Mac Pro: de 2013 em diante
- Mac mini: de 2014 em diante
- MacBook: de 2016 em diante
O que há de novo no macOS 12 Monterey?
Em junho deste ano, no evento WWDC 2021, a Apple apresentou o novo sistema operativo para os seus computadores e prometeu algumas inovações. Como tal, além de aperfeiçoar funcionalidades do macOS, a empresa integrou mais ainda o sistema operativo dos Macs num conceito muito conhecido nos sistemas operativos para iPhone e iPad.
Estas são as novidades de forma resumida que poderá contar dentro de poucas horas:
- Controlo universal: uma nova função que permite controlar o seu Mac ou iPad movendo o cursor de um dispositivo para outro. Basicamente podemos colocar lado a lado um iPad, um Mac e com o cursor ir do ecrã do Mac até ao ecrã do iPad. Além disso, esta opção até permite arrastar ficheiros entre dispositivos. Um teclado, um rato, vários dispositivos praticamente sem latência.
- App Atalhos: os atalhos do iOS são automações para realizar várias tarefas com o toque de um único botão. Alargam consideravelmente as funcionalidades para lá do que o SO traz nativo. Agora já pode criar esses atalhos no macOS.
- Melhorias no Facetime: Um dos focos dos sistemas operativos Apple deste ano foi o FaceTime. Agora, o utilizador poderá isolar o som de fundo para aprimorar a voz ou criar um modo retrato em tempo real se tiver um Mac com chip M1. Uma nova visualização é implementada para ver todos os participantes da chamada com o mesmo tamanho. Também é possível agora criar um link para uma sessão do FaceTime, permitindo ter utilizadores Android e Windows dentro da plataforma de videochamadas Apple.
- Novo SharePlay: O SharePlay permite usar o FaceTime para partilhar o seu ecrã e tudo o que está a ver ou a ouvir. O som e imagem das chamadas FaceTime também são mais naturais. E com a app Mensagens é mais fácil encontrar e divertir-se com os conteúdos partilhados por amigos e familiares.
- Partilhar Fotografias: As fotografias partilhadas com o utilizador na aplicação Mensagens terão a sua própria pasta na app Fotografias.
- Melhorias no Safari: O menu do separador foi redesenhado para poder criar novos grupos, que são sincronizados com seus outros dispositivos. A barra de endereço também ficou mais compacta.
- AirPlay chega ao Mac: O poder do AirPlay chega ao Mac. Partilhe, veja ou apresente conteúdos de outro dispositivo Apple no magnífico ecrã do seu Mac. Também pode ampliar ou projetar o seu ecrã para aumentar a produtividade.
- Deteção de texto em Fotos: O Mac permite interagir com o texto de qualquer imagem. Clique num endereço e abra-o no Mapas. Faça telefonemas, envie mensagens ou guarde um número de telefone. Pode copiar e colar tal como faria com qualquer outro texto. E as informações pessoais das imagens não saem do seu dispositivo.
- Globo interativo no Mapas: Admire toda a beleza natural do nosso planeta com um globo interativo repleto de informações e detalhes. Explore cordilheiras, desertos, florestas tropicais, oceanos e muito mais.
- iCloud+: O iCloud sempre manteve as suas informações importantes, como fotografias, documentos e notas, atualizadas, acessíveis e em segurança, em todos os seus dispositivos. Agora, o iCloud+ leva esta experiência mais longe, com uma nova assinatura que vai substituir os atuais planos de armazenamento.
Estas são apenas algumas das novidades que a Apple trará para o seu computador. Há bastantes mais novidades e melhorias na interação entre dispositivos da Apple e de terceiros.
Como fazer upgrade para o macOS Monterey?
O processo de atualização do Mac é simples. Logo que o macOS 12 Monterey esteja disponível, ao abrir a Mac App Store, verá um banner a informar que a atualização está disponível. Esta versão também estará na categoria Atualizações da App Store para ter acesso a ela.
Ao clicar no banner ou na atualização, verá uma página com todas as informações sobre o mesmo. Nesta página, pressione o botão Download, e o download da atualização começará, um processo que pode demorar mais ou menos minutos dependendo da sua ligação à Internet.
Quando o download for concluído, terá acesso a uma janela que é o instalador que o guiará passo a passo pelo processo de atualização. Nele poderá escolher o disco rígido no qual deseja instalá-lo, bastando então esperar um pouco para que a atualização seja instalada.
Durante o processo, o computador irá ser reiniciado e depois levará algum tempo com a barra de progresso por baixo da maçã.