O lançamento do OSX Mavericks veio trazer para todos os utilizadores de computadores Mac a mais recente versão deste SO.
A Apple conseguiu surpreender todo os utilizadores ao anunciar o seu novo preço. Passou a ser gratuito e poderá ser usado em máquinas mais antigas.
Com este novo OSX começaram surgir algumas novidades, que apesar de presentes, podem não ter sido vistas. Hoje vamos mostrar as novidades em termos de gestão de bateria.
A nova informação que existe disponível no OSX, permite que vejam quais as aplicações que estão a consumir mais bateria.
Esta opção, que não existia nas versões anteriores do OSX, é de extrema utilidade para conseguirem detectar e entender as razões pela qual as vossas baterias estão a ter um desempenho mais fraco e com menos tempo de duração.
As melhorias a nível de desempenho no Mavericks são notórias e este sistema operativo faz uma muito melhor gestão da bateria e de muitos outros recursos.
Para terem acesso a esta nova informação sobre os consumos de bateria, apenas necessitam de aceder ao Monitor de Actividade (Aplicações -> Utilitários) e procurar o separador Energia.
Aí vão ter disponível informação sobre os processos que estão a correr na vossa máquina e o impacto energético que cada aplicação tem no sistema. A informação mostrada é relativa às últimas 8 horas dos sistema, mas podem alterar para vistas diferentes, disponíveis na opção Visualização, na barra de menus.
Vão poder ver com grande grau de detalhe toda a informação associada aos consumos de energia e identificar as aplicações e/ou processos que estejam a consumir energia.
Notem que mesmo que a aplicação não esteja a ser executada, vão vê-la na lista de aplicações caso os valores de consumo tenham sido elevados.
Mas o OSX Mavericks tem também parte desta informação disponível de forma mais simples e rápida. Caso tenham a indicação de bateria presente na barra de menus vão poder aceder-lhe.
Cliquem no ícone da bateria e vão ver, para além da informação que já via, uma nova entrada, referente Às aplicações a usar energia considerável.
Aí vão ver a lista das aplicações, de forma muito reduzida e onde vão ver apenas as aplicações que estão a provocar consumos elevados de energia.
Esta era uma das informações que mais falta fazia aos utilizadores do OSX. As melhorias na gestão da energia, e consequentemente nos consumos e duração da bateria são notórias e apenas tornam este SO melhor.
Consultem esta informação e vão ver de forma clara e óbvia quais as aplicações que estão a ser responsáveis pelos consumos anormais de bateria. Tratem de evitar de as ter abertas e vão com certeza ter uma vida útil da vossa bateria muito maior.