Amanhã a Apple vai apresentar algumas novidades na sua Keynote confirmada na semana passada. Depois de lançar no mercado os novos iPhones, em Setembro, chega a vez dos iPads. Pelo menos é uma das fortes probabilidades, mas, como a Apple anuncia no cartaz do evento: We still have a lot to cover…
O que poderá amanhã anunciar a Apple de novidade?
O mercado é unânime, a Apple sabe fazer produtos bons, que aumentam claramente o desejo das pessoas os adquirirem e possuírem, é uma questão de qualidade, de vaidade, de utilidade e de bom gosto. Sem dúvida que está tudo interligado, mas há mais além disso, há o desejo do mundo em ser surpreendido pelo que a Apple é capaz de trazer ao segmento da tecnologia.
Muitos produtos foram, por isso, lançados às bocas do mundo como sendo os próximos a fazer parte da oferta da marca de Cupertino, mas só alguns apareceram, como no caso do iPhone 5C, iPhone 5S e o iMac.
E o resto? Os iPads, a Apple TV, a Smart TV, o iWatch, o Mavericks, o Mac Pro, o Mac Mini, o MacBook Pro… então e estas novidades, vão aparecer ou não?
Pois bem, em cada um destes produtos há uma história, um rumor, mas a verdade é sempre aquela que a Apple oficializa, contudo, a história diz-nos muita coisa.
Deixaro a seguir o que entendo, de forma sustentada pela história, mas sempre falível pela incerteza que a Apple sempre coloca nestes lançamentos.
Mavericks
Este será o produto com mais certezas do seu lançamento oficial. Está já em fase GM e a Apple, na semana passada, fez questão de actualizar a versão actual da GM (a versão da GM inicial era 13A598), e a versão actual é a 13A603. Mostra que há movimento para estar tudo OK. A única dúvida será se o Mavericks estará disponível já a partir de amanhã ou ainda vamos ter de esperar mais uns dias.
SmartWatch
Os relógios inteligentes estão na moda, sim, estão porque correu um rumor que a Apple iria lançar um iWatch e desde essa altura muitas marcas lançaram-se ao mercado com diversas ofertas. Foi o caso, por exemplo, da Samsung que nem esperou mais desenvolvimentos e lançou o Galaxy Gear.
Esta será uma categoria nova no seio da Apple e corre há meses a especulação do lançamento, ao ponto de criarem mesmo uma necessidade, e já existem produtos dedicados, uns para atletas, outros para executivos e ainda outros para quem pretende algo mais sofisticado com cunho do segmento automóvel.
Não creio que esta toca tenha coelho. Depois do buraco negro que a Samsung encontrou, a Apple deve esperar que mais marcas coloquem no mercado produtos mais bem conseguidos.
Smart TV
Embora seja um segmento que tem já muitos players e até clientes… não é, contudo e na minha opinião, um segmento que a Apple deseje. Isto porque o hardware é algo que pode ser facilmente ultrapassado, não cria uma legião de seguidores constantes, tal como existe num iPad, num iPhone ou em algo que a Apple pretende estar “íntimo” do utilizador. Este é um rumor velho e continuará a não ter eco oficial. A necessidade não é ainda condição para a Apple lançar um produto destes.
Apple TV
Eu acredito que este produto será actualizado, até porque é uma ponte importante para a Apple. É certo que nada tem a ver com os milhões de dólares de retorno da venda de iPhones, este é um segmento bem menos lucrativo com menos milhões de dólares ano, mas muito menos. Contudo é estratégico, é onde a Apple levará o iCloud à nossa sala de estar, onde fará a ponte da área gaming entre o iPhone, ou iPad, com ecrãs grandes da sala de estar. É onde a área de trabalho poderá ganhar uma maior amplitude, até porque vemos as cadeias de televisão usar o AirPlay para os seus pivôs terem uma maior interacção entre o iPad e os conteúdos apresentados.
Estou certo que este pequeno gadget da Apple terá melhorias, mas não sei se será já amanhã. Este é um dispositivo já “colado” ao segmento iCloud e amanhã não será um dia para iCloud.
Ecrãs 4K
Este será um tema que, poderá aparecer nas ofertas da Apple, até porque, como vimos na última Keynote, a marca de Cupertino deixou claro que o novo Mac Pro suporta até 3 monitores 4K. Aliado a isso, e como vimos na última IFA 2013, a tecnologia deu um grande salto, em termos de qualidade de imagem. Então, e porque a Apple gravita em torno da qualidade na sua oferta, estando por exemplo o seu Apple LED Cinema Display 27″ sem novidades entusiasmantes há algum tempo… poderá no próximo ano receber esta tecnologia. Será uma oferta óbvia, perante a evolução dos componentes.
iPad
Aqui será o centro do entusiasmo. É este o centro do ciclone de rumores, o olho do furacão. Já se falou mais do iPad que de qualquer outro dispositivo da Apple. Este tem sido o mais visado pelos rumores. O iPad 5, que deve continuar por ser chamado de iPad (apenas) e que vai para a sua quinta geração, deverá trazer os novos processadores a 64 bits e leitor de impressões digitais. Será mais fino e elegante, com mais performance energética e mais leve.
Será que vão lançar um iPad de quinta geração dourado? Será que terá as 3 cores como oferta? Eu aposto que sim, até porque o dourado foi a cor que mais vendeu no iPhone 5S.
iPad mini com Retina
Esta é a dúvida maior. Já li muita coisa, dos experts aos pretensos entendidos em ecrãs. Uns dizem que sim, que faz todo o sentido, será a evolução que conhecemos no passado. Contudo outros dizem que não será bem assim, até pelo tamanho do ecrã e os consumos. Um ecrã daquele tamanho exige uma bateria maior ao que cabe no corpo do iPad mini e a Apple, pelo menos nos iPads, é irrepreensível quanto à autonomia. Sacrificar esse aspecto é manchar de morte um equipamento poderoso de trabalho.
Assim, perante estes dois pontos de vista, resta-nos esperar e isso apimenta a espera pela Keynote.
iPad mini com leitor de impressões digitais
Bom, aqui será para a Apple um desafio. Sim, pois se por um lado ter este scanner de impressões digitais fortalece a oferta, aumenta a segurança e, tecnologicamente distancia-se dos seus concorrentes, o mesmo acontece com o preço. A Apple até pode manter a diferença de preços, embora seja uma oferta cara face aos tablets Android. Mas, com a junção desta tecnologia, a Apple terá de esmagar a sua margem de lucro… e de forma muito profunda. Aumentar o preço é dar uns tiros nos dedos dos pés… e pode ter a certeza que vai ficar sem dedos!!!
iPad mini colorido
Aqui poderá ser algo onde a Apple já tem conhecimento. Colocar o actual iPad mini com uma estrutura mais barata (plástico eventualmente), com oferta de várias cores e para um segmento onde o ataque está feroz. Não lhe chamaria de low-cost, mas sim uma oferta para um segmento mais de combate, de oferta diversificada, onde pudesse claro, ser uma oferta mais barata, do que o iPad mini novo, em alumínio e com leitor de impressões digitais.
Poderá ser uma possibilidade, até porque a Apple ainda deve ter que vender muitos dos componentes contratados há menos de um ano, para produção do iPad actual.
iPod Touch
Embora a Apple tenha actualizado a oferta no segmento iPod Touch, com a introdução do iPod Touch de 16GB a 249 euros, não foi um upgrade de grande monta. As vendas no iPod estão a cair, é um facto, este segmento evoluiu e hoje já não é uma ilha, hoje um smartphone tem tudo o que tem um iPod Touch e com outras funcionalidades, onde a Apple agora tem de dar um rumo a este seu produto. Há tempos estava inclinado à hipótese da Apple terminar com este segmento e usar o novo que criou, com o iPhone 5C para ter uma oferta mais sustentável, mais diversificada. Chegando com isso a outros clientes, os adolescentes, por exemplo, que consomem muito do principal recurso do iPod Touch, a música. Ainda não abandonei esta ideia. Poderá ser uma saída “honrosa” para o iPod Touch.
iPod nano
Este é um segmento que a Apple poderá manter, pois é um dispositivo que, nalguns casos, faz jeito der pequeno, barato e poderoso. No desporto por exemplo mas há que o dotar de tecnologia suficiente para ser uma opção a valorizar. Não acho que nesta altura a Apple possa mexer neste segmento.
MacBook Pro
Este é um segmento forte na Apple. Um Macbook Pro é ainda visto como o melhor portátil da actualidade. Poderoso, elegante e duradouro. Estou certo que irá sofrer algumas actualizações, até por força do que o mercado dos componentes coloca à disposição a cada 8 meses.
Uma das novidades esperadas é o aumento da performance geral da máquina, resultado da arquitectura Haswell. Ter um leitor de impressões digitais é também uma possibilidade, mas não é para já provável.
Mac Pro
Aqui será o poder da Apple em sufrágio. Vamos ver se sempre conseguem inovar num segmento já sem brilho. Claro que a lata, ou o que lhe queiram chamar, vai dar nas vistas, vai brilhar e levar muitos fabricantes ao desespero, a Apple não só mexe com o poder de processamento como faz modas, como destrói conceitos empoeirados e existentes no mercado há décadas. Uma máquina de produção pode ter este tamanho e ser poderosa… ou a mais poderosa da actualidade.
Já há muita gente a salivar com as especificações deste super computador, mas a questão aqui será o preço. Vamos ver se uma máquina totalmente desenhada e montada nos Estados Unidos, poderá ter preços “decentes”
Mac mini
Sim, este também existe. Não é muito badalado, mas existe e cada vez mais pode ser uma solução “mais barata” de oferta de ecossistema Apple. Esta máquina poderá ter em conta as novidades em termos de componentes, desde os discos SSD às novas arquitecturas de processamento, e o tamanho importa e está na moda. Estou certo que mais mês menos mês esta oferta da Apple ao mundo computacional irá dar um salto, irá surpreender, isto alavancado pelo lançamento do Mac Pro.
Para amanhã, isso não, para amanhã não vislumbro qualquer novidade a não ser o Mavericks que vai funcionar lá dentro.
Em resumo…
Amanhã vamos ter muitas e boas novidades, mas apenas em duas ou três ofertas Apple. O Mavericks, o Mac Pro, o iPad de quinta geração e o novo iPad mini. Também serão apresentadas as novidades no pack de produtividade iWork. Hoje vimos que saíram “inadvertidamente” as imagens dos novos ícones para o iWork, iPhoto, iMovie e Garageband.
Mas há mais… mas só amanhã saberemos!
Como sempre, o Pplware fará a cobertura integral do evento e traremos todas as novidades com o devido pormenor.