Agora que o iPhone 15 chega às lojas e a todos os que o encomendaram online, surge a informação de um potencial problema. A Apple tem a atualização 17.0.2 do iOS preparada, que deve ser instalada de imediato no iPhone 15 ou este fica simplesmente bloqueado e sem poder ser usado.
Essencial a atualização 17.0.2 do iOS
A Apple lançou o iOS 17.0.1 esta semana, corrigindo alguns problemas que a empresa detetou após o lançamento da versão final do seu novo sistema operativo. Ao mesmo tempo, e apenas para os diferentes modelos do iPhone 15, surgiu outra atualização, o iOS 17.0.2, que resolve problemas com a transferência de dados para este smartphone.
O que acontece é que muitos ignoram este passo e avançam, para depois ficarem com o iPhone 15 ou 15 Pro bloqueado no logótipo Apple e sem o poderem usar. A solução nestes casos é fazer a reposição de fábrica e repetir o processo. A atualização deve ser realizada no primeiro momento, antes de copiar os dados.
Como recuperar o iPhone 15 neste caso
Todos os que ignorarem este passo essencial, ficam com o equipamento bloqueado e a necessitar de restaurar. Esse passo requer utilizar um computador e é relativamente simples. OS passos a tomar estão explicados abaixo.
- Ligue o iPhone novo a um computador com um cabo.
- Prima e solte rapidamente o botão Aumentar volume. Prima e solte rapidamente o botão Diminuir volume. Em seguida, mantenha premido o botão lateral.
- Continue a manter premido enquanto o logótipo Apple é apresentado e não o solte até surgir a imagem de um computador e um cabo.
- No computador, localize o iPhone novo no Finder ou no iTunes.
- Selecione Restaurar quando surgir a opção Restaurar ou Atualizar.
Se o iPhone reiniciar enquanto o computador descarrega o software do iPhone, aguarde a conclusão da descarga e, em seguida, coloque o iPhone em modo de recuperação novamente. O passo seguinte é atualizar o software do iPhone novo, que é também simples de fazer:
- No ecrã de boas-vindas, siga as instruções no ecrã para iniciar o processo de configuração.
- Instale a atualização de software disponível durante o processo de configuração.
No final, os utilizadores podem finalmente transferir as suas apps e os seus dados para o iPhone novo. O processo é conhecido e será simples e rápido de ser realizado pelos utilizadores.
Apple alerta todos para estes problemas
É assim importante e recomendado que a atualização seja feita no primeiro momento em que o iPhone 15 é ligado. Os utilizadores devem resistir à tentação de transferir os seus dados para rapidamente terem o novo equipamento pronto a ser usado e conhecido a fundo.
Dado que todos os modelos do novo iPhone 15 e 15 Pro chegam com o iOS 17, este é um passo que tem mesmo de acontecer. O tempo adicional da atualização é curto e poupará muitos problemas alguns minutos depois.