As questões de segurança e privacidade estão na ordem do dia. Muitas empresas ignoram esta necessidade e abusam destes dados, mas outras, como a Apple, empenham-se em manter esta como uma obrigatoriedade.
Foi por isso estranha a descoberta recente de um investigador de segurança. Segundo a sua análise, o novo iPhone 11 está a recolher dados de localização GPS dos utilizadores, mesmo quando estes têm esta função desligada. A Apple demorou a responder, mas já esclareceu toda esta situação.
iPhone 11 faz recolha da localização com o GPS desligado?
O problema é aparentemente simples, segundo foi relatado. O iPhone 11 e o iOS estão a recolher dados de localização GPS dos utilizadores, mesmo quando estes dão indicações claras de que estes são para estar desligados.
A descoberta foi feita de forma simples, com a apresentação do ícone do GPS ativo em situações em que este estava desligado. O investigador Brian Krebs detetou esta situação e esta viola claramente as regras da própria Apple.
A Apple já veio esclarecer esta situação
Esta é uma situação grave e que levou a várias especulações. Afinal, a razão é bem mais simples e menos sinistra. A gigante de Cupertino já esclareceu esta situação e tudo está numa única obrigação da empresa para com os reguladores internacionais.
Segundo foi apresentado num comunicado da empresa, tudo está centrado na utilização de tecnologia de banda ultralarga. Esta, por ser um padrão da indústria, tem de ser regulada e deve ser desligada em certas localizações. Para o fazer, a Apple recorre à localização GPS dos utilizadores.
Em breve o controlo será total
Para além desta explicação, a Apple referiu também que não há nenhuma violação de privacidade. Todos os registos são recolhidos e mantidos dentro do iPhone. Em momento algum a Apple tem acesso a estes dados e nem os recolhe centralmente.
É assim que surge esta situação que foi reportada e que assim nada tem de anormal. Claro que a Apple quer ir mais longe e reforçar as suas práticas de privacidade. Para isso anunciou igualmente que em breve o iOS terá mais um interruptor na área do GPS. Este irá desligar de forma total esta recolha de localizações.