Pplware

iOS 10.2 traz função que permite ligar para o 112 discretamente

A Apple mantém-se impávida e serena mesmo com as críticas que se fazem sentir em relação ao novo MacBook Pro e mesmo face às que ainda se ouvem do iPhone 7. As críticas também estão a ser dirigidas ao iOS 10 que ainda tem uns erros estranhos. Na verdade, tudo isto tem levado muitos utilizadores a dizerem que o fim da Apple estará perto e que esta deixou de ter a relevância que tinha no que toca a influenciar o mercado tecnológico.

No fundo, todos sabemos que o mercado tecnológico mudou, mas isso não tem afectado a intenção da Apple em trazer novidades aos seus produtos, trazer pequenos recursos que podem fazer toda a diferença. E é de um recurso tão singular e importante que iremos falar.

Provavelmente ainda se lembram que, no iOS 8, a Apple lançou um recurso que se chamava Ficha Médica, dentro da Apple Saúde. Esse local permite que o utilizador possa colocar informação médica essencial que poderá aparecer no ecrã de bloqueio do iPhone. A utilidade desta funcionalidade é permitir que, em caso de emergência, qualquer pessoa possa ter acesso à ficha médica do utilizador do iPhone e, com isso, ajudar nalguma questão de saúde.

 

112 pode ser accionado já no Apple Watch

Como também já referimos aqui, no Apple Watch, os utilizadores podem ter acesso a essa ficha Médica e até fazer disparar uma chamada para o número de emergência médica de cada país. Se o utilizador estiver com dificuldades de saúde e clicar no botão lateral do relógio, aparecerá um menu com a possibilidade de chamar ajuda de emergência deslizando a opção SOS emergência.

Além de pedir ajuda especializada, o utilizador poderá permitir que alguém que o esteja a ajudar tenha acesso à sua Ficha Médica a partir do relógio.

 

Apple estende opção de pedido de socorro para o iPhone

Com a versão 10.2 que vai já na versão beta 2, a Apple adicionou uma outra característica muito útil totalmente dedicada à segurança. Agora, o iPhone com esta versão terá Marcação SOS Emergência. Este recurso permite que o utilizador, discreta e rapidamente, possa chamar ajuda do 112 só com cliques no botão ligar/desligar do dispositivo.

Além disso, poderá igualmente activar uma outra forma de chamar à atenção que, logo quando começa a marcar o número de emergência médica, dá um sinal audível. Mas há mais.

Juntamente com esta informação, está a Ficha Médica logo ao dispor e outros número que tenha colocado para serem alertados caso seja solicitada ajuda de emergência.

 

Onde pode ser activado o sistema?

A marcação SOS Emergência deve ser activada dentro das Configurações que agora foram adicionadas ao separador Geral, nas Definições. Assim, vá a Definições > Geral > SOS emergência. Lá dentro tem logo uma primeira opção que se chama Click Sleep/Wake Auto Call. Ainda está em inglês, mas acredito que na versão final isto estará traduzido e o que quer dizer é que, com esta opção activa, se o utilizador clicar 5 vezes seguidas no botão ligar/desligar, o iPhone começa a disparar a chamada de emergência para o número nacional de emergência médica e para as pessoas que estão nessa zona referenciadas para serem alertadas.

Depois de accionado o pedido, iremos ouvir um som a informar da contagem decrescente para ligar à emergência. Isto serve tanto de alertar uma possível falsa chamada, por qualquer tentativa acidental que clicou sem querer no botão 5 vezes, quer para alertar, de forma sonora, se estivermos a pedir ajuda por um possível assalto, por exemplo.

O recurso destina-se a ajudar os utilizadores que estejam em situações que não lhes permitam pedir ajuda sem os colocar em perigo ou que estejam inabilitados de o fazer pela forma normal. Há vários cenários, como numa situação de queda em que esteja bastante magoado e não possa marcar o normal 112, em caso de estar refém de um assaltante, ou outro cenário que coloque em perigo a vida do utilizador.

Ao activar esta opção, as autoridades vão receber uma chamada e, enquanto o utilizador não conseguir falar com o operador, a chamada irá despertar a atenção de quem está no serviço de emergência médica que accionará os procedimentos necessário e habituais numa situação destas.

Esta opção não será disponibilizada em todo o mundo, contudo, em Portugal ela já funciona.

Exit mobile version