O dia de hoje na História dos Computadores fica marcado por dois grandes acontecimentos, a apresentação da primeira versão do Windows e ainda um acontecimento que mudou de forma radical o rumo das indústrias da tecnologia e da música: a venda do primeiro iPod.
Fique a conhecer todos os pormenores destes dois acontecimentos na rubrica do Pplware “Hoje na História dos Computadores”, onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e software.
1983 – A 1ª versão do Windows
Há 34 anos, foi na cidade de Nova Iorque que o jovem Bill Gates anunciou a primeira versão do Windows, uma interface gráfica para sistemas baseados no MS-DOS.
Ao contrário do MS-DOS, a primeira versão do Windows não se tratava de uma pilha de texto, tal como a maioria dos sistemas operativos da altura. Pelo contrário, o Windows 1.0 suportava funcionalidades do tipo clicar e arrastar utilizando o rato.
Com o novo sistema operativo, a Microsoft anunciou muitas aplicações que sobreviveram até aos dias de hoje, nomeadamente o Notepad e o Paint. Para além disso, já incluía um Painel de Controlo que hoje grande parte das pessoas conhece e o MS-DOS Executive, a que hoje chamamos de Explorador.
Apesar de ter sido a primeira versão do sistema operativo que realmente tornou a Microsoft numa referência no mercado tecnológico, o Windows 1.0 era descrito como lento, exigente em termos de recursos computacionais e incompatível com grande algumas peças de hardware.
Deste modo, o Windows 1.0 não foi um sucesso e a sua chegada ao mercado (apenas em 1985) teve muito pouco impacto. O mesmo se passou com a segunda versão do Windows. Só a partir do Windows 3.0 é que se começou a ver uma aceitação geral do sistema operativo desenvolvido pela Microsoft.
Acima de tudo, esta foi a aposta da Microsoft para rivalizar com o Apple Lisa, o primeiro computador a ser comercializado com uma interface gráfica e que introduziu uma gigantesca revolução no modo de utilização dos computadores.
2001 – A venda do primeiro iPod
Apenas umas semanas depois do célebre CEO da Apple, Steve Jobs, apresentar o primeiro iPod ao mundo, a 23 de Outubro, a Apple vendia o seu primeiro iPod num sábado, a 10 de novembro de 2001.
…um revolucionário leitor de música MP3 que armazena até 1000 músicas num dispositivo portátil que cabe no vosso bolso.
Steve Jobs
Apesar de não ser o primeiro leitor MP3, o iPod original era pequeno e extremamente elegante quando comparado aos dispositivos que a concorrência oferecia. Assim sendo, atraiu a atenção do público em geral e tornou-se rapidamente numa sucesso de vendas.
Numa época em que ainda não havia a iTunes Store, a grande vantagem do iPod estava na sua excelente integração com o iTunes, que permitia sincronizar toda a música automaticamente para o dispositivo. Sem dúvida, a integração entre hardware e software dos produtos da Apple já nessa época era evidente e contribuía para uma experiência de utilização fácil e agradável.
Quando o primeiro iPod foi apresentado, a Apple ainda não era a potência tecnológica que mais tarde se viria a tornar. Mas o sucesso gerado pelo iPod e por outros produtos que se seguiram, o iPhone, por exemplo fizeram da Apple a empresa que é atualmente.