Por Hugo Sousa para PPLWARE
Nos últimos dias tem-se falado muito nas tecnologias apresentadas pela empresa de Cupertino, sendo que uma delas foi o Apple Watch.
Mas com a apresentação deste equipamento começam a surgir as primeiras preocupações, preocupações que foram levantadas também por George Jepsen, Procurador Geral do Estado Americano de Connecticut. Jepsen mostrou essa sua preocupação através de uma carta enviada a Tim Cook, CEO da Apple. Mas quais serão as preocupações de Jepsen?
Em primeiro lugar há que responder à questão: o que é o Apple Watch?
Resumidamente, o Apple Watch é muito mais que um relógio digital, ele tem funcionalidades de um iPhone, funciona como um Fitness Tracker permitindo medir a frequência cardíaca, irá permitir o envio e recepção de mensagens, chamadas e gravações de áudio, poderá fazer pagamentos pela Apple Pay e permitirá mesmo controlar a Apple TV, além da possibilidade de instalação de várias aplicações. Este dispositivo será um verdadeiro canivete suíço e estará disponível para o consumidor no próximo ano.
As preocupações de George Jepsen estão relacionadas, de uma forma geral, com as questões de privacidade associadas a este relógio inteligente. Nesta carta enviada a Cook, o Procurador Geral pede que seja agendada na próxima Segunda-feira uma reunião com os responsáveis da empresa de Cupertino onde será discutido o modo como o Apple Watch vai manipular, armazenar e proteger os dados relacionados com a saúde do utilizador.
Por parte da Apple ainda não houve qualquer resposta oficial a este pedido de George Jepsen, no entanto, no “App Store Review Guidelines”, os programadores de aplicações são advertidos que as informações sobre a saúde dos utilizadores não deverá ser armazenada na iCloud e as aplicações que utilizem a API HealthKit estão proibidas de fazer partilha de informações com terceiros sem autorização do utilizador.
As principais preocupações de George Jepsen prendem-se com as seguintes questões:
- As informações de saúde dos utilizadores serão armazenadas no Apple Watch ou em servidores?
- Como serão salvaguardadas essas informações?
- Que informações irão ser recolhidas por parte do Apple Watch?
- Que aplicações vão recolher essas informações?
- Como será recolhido o consentimento do utilizador para a partilha de informações com terceiros?
- Irá a Apple rever a política de desenvolvimento de aplicações de modo a salvaguardar as informações do utilizador?
Jepsen esclarece que não está a fazer qualquer acusação, apenas acha ser este o momento oportuno para esclarecer todas estas dúvidas, antes que o Apple Watch comece a ser comercializado.
Já não é a primeira vez que Jepsen se mostra preocupado com questões de privacidade presentes nas mais recentes tecnologias. As mesmas preocupações aconteceram com o lançamento do Google Glass, no entanto, após uma reunião com os responsáveis da Google foi implementada uma política que requer que todas as aplicações desenvolvidas por terceiros sejam analisadas e aprovadas antes de chegarem ao utilizador.
[ Fonte ]
Enquanto possível utilizador, partilha as mesmas preocupações de Jepsen?