Pplware

Face ID estará a ser enganado por irmãos?

A Apple introduziu o Face ID no iPhone X como método de aumentar a segurança do smartphone.

Embora já se soubesse que poderia falhar com gémeos verdadeiros, será que estava previsto falhar com irmãos de diferentes idades?


Com o novo iPhone X, a Apple decidiu eliminar o Touch ID e decidiu apostar apenas no desbloqueio através da face com o Face ID.

Apresentando uma probabilidade de outra pessoa desbloquear o nosso smartphone fixada em 1 para 1.000.000, segundo a Apple, o Face ID oferece uma melhor proteção quando comparado ao Touch ID, cuja probabilidade é de 1 em 50.000.

No entanto, esta estatística pode ser influenciada por algumas exceções, como é o caso dos gémeos verdadeiros que tornam a tarefa muito mais complicada e com uma maior probabilidade de erro. Mas e se o Face ID também tivesse dificuldade com outro tipo de irmãos?

Face ID desbloqueado por irmãos

Segundo um vídeo partilhado no Reddit, dois irmãos de diferentes idades conseguiram desbloquear o mesmo dispositivo sem grande dificuldade.

O primeiro irmão configurou o bloqueio de ecrã com o reconhecimento facial, que o segundo tentou desbloquear. Embora a primeira tentativa não tenha resultado, na segunda vez o segundo irmão, 5 anos mais novo, colocou uns óculos idênticos aos do irmão, o que fez com que o iPhone desbloqueasse.

Num segundo vídeo, os mesmos irmãos voltam a tentar o desbloqueio e, com alguma insistência, o Face ID voltou a ceder. No entanto, neste vídeo os irmãos pretendiam mostrar que o desbloqueio poderá ser consequente da autenticação com PIN.

Este caso poderá ser explicado pela aprendizagem do próprio Face ID. Ao introduzir o pin secreto, o Face ID tenta identificar o utilizador e, caso seja idêntico à face registada, tenta utilizar essa imagem para melhorar a sua eficácia. Sendo os dois irmãos bastante idênticos, e utilizando óculos iguais, o Face ID pode ter reconhecido como uma variação do proprietário do iPhone X e registado as suas feições.

No vídeo podemos ver que o segundo irmão consegue desbloquear após várias introduções do PIN, o que encaixa com a explicação avançada.

Os óculos e acessórios podem ser os culpados pela diminuição de eficácia desta tecnologia neste caso. Para registar a face é aconselhado faze-lo sem óculos ou outros acessórios que possam condicionar o reconhecimento total do rosto.

Face ID tem falhado também em casos de outros irmãos

Sendo problema dos óculos ou da aprendizagem do próprio Face ID, a verdade é que o mesmo tem acontecido noutros casos, também com irmãos.

Num vídeo publicado, dois irmãos, com uma aparente diferença de idade, tentaram também desbloquear o mesmo smartphone com sucesso e sem grande insistência.

Além de avisar sobre a diminuição de eficácia em gémeos, a Apple alerta também que crianças com menos de 13 anos poderão diminuir a probabilidade de êxito do Face ID, visto ainda não terem o rosto totalmente desenvolvido. Tendo o rapaz mais novo 14 anos, poderá ainda entrar neste grupo de utilizadores que influenciam a eficácia.

A Apple tem assim um grande desafio para otimizar e melhorar o Face ID nos próximos tempos. Embora o método apresente uma boa segurança, a verdade é que, em certos casos, o reconhecimento pode ser influenciado por fatores externos, como as semelhanças entre irmãos.

O Face ID está constatemente a tentar melhorar a sua eficácia e a aprender com o utilizador, no entanto poderá estar a utilizar as imagens de outros utilizadores idênticos ao proprietário do iPhone X.

A Apple já disponibilizou um guia de utilização e configuração do Face ID que pode ser consultado aqui.

Exit mobile version