Sim, os iPhones vão, novamente, crescer e começa a ser complicado ter bolso para o guardar. Como já referimos, em 2024, a Apple deverá aumentar o tamanho dos seus iPhones “Pro”. Mas o salto de 6,1 para 6,3 polegadas do iPhone 16 Pro e de 6,7 para 6,9 polegadas do iPhone 16 Pro Max não teve explicação.
A Apple persegue a excelência na fotografia, mas isso tem um custo. Ou melhor, não é só o custo na carteira, é também no tamanho dos equipamentos que cada vez são maiores e menos simples de operar entre mãos. Esta evolução terá a ver com a inclusão de uma teleobjetiva periscópica e um sensor principal 12% maior.
Câmaras obrigam iPhone 16 Pro a crescer
A informação foi originalmente partilhada no Weibo, rede social chinesa, por um utilizador que afirma ter obtido informações de fontes confiáveis do setor. Foi rapidamente corroborado pelo leaker conhecido como “ShrimpApplePro” no Twitter, dando-lhe mais legitimidade.
Segundo a fonte, expandir os telefones fornecerá mais espaço interno para encaixar componentes como um sistema de câmara telefoto periscópica. Mark Gurman, da Bloomberg, também mencionou que o tamanho maior do iPhone 16 Pro poderá permitir equipamentos de câmara aprimorados ou baterias maiores.
iPhone 15 pro Max já irá trazer esta novidade
A introdução da teleobjetiva periscópica ficará inicialmente reservada ao iPhone 15 Pro Max, que se tornaria assim o primeiro iPhone a beneficiar desta funcionalidade. No entanto, no próximo ano, a Apple está a considerar incluir a lente telefoto em ambos os modelos “Pro”. Assim, a empresa será obrigada a aumentar o tamanho do iPhone 16 Pro para integrar a câmara do periscópio no “menor” Pro.
Então se o iPhone 15 Pro Max já pode acomodar o zoom periscópico, de que adianta crescer o iPhone 16 Pro Max (também chamado de iPhone 16 “Ultra”)?
Segundo o leaker que citamos hoje, o espaço extra interno permitirá um sensor de câmara principal maior, com tamanho de 1/1,14 polegadas, o IMX903. Para comparação, as atuais séries iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max estão equipadas com um sensor de 1/1,28 polegadas.
Que se saiba, não há planos em execução para aumentar o tamanho do sensor planeado para o iPhone 15 Pro Max deste ano. Até porque, como sabemos, este tipo de tecnologia é preparada com pelo menos 2 anos de antecedência.
Um sensor maior pode oferecer melhorias na faixa dinâmica e desfoque de fundo para a câmara principal do iPhone. Também pode melhorar drasticamente o desempenho da fotografia com pouca luz, pois mais área de superfície captura mais luz com a mesma velocidade do obturador e abertura. Aliás, será atualmente o ponto-chave que a Apple quererá melhorar, a fotografia em ambientes de pouca luz.
Ainda assim, a expectativa dos utilizadores é que a empresa não coloque enormes sensores na traseira do iPhone. Atualmente a área já é substancialmente intrusiva, se for aumentada essa intrusão, então o relevo torna-se incomodativo. As críticas já se fizeram sentir no atual iPhone 14 Pro.