Não é novidade que o novo iPhone 8 tem uma câmara de grande qualidade, e o iPhone 8 Plus tem a melhor câmara no mercado dos smartphones. Quem o diz não é nada mais nada menos que a meca dos testes de câmaras, o site DxOMark.
Depois dos equipamentos lhes terem chegado às mãos, os responsáveis deste site confirmaram o que já dissemos algumas vezes: este é, sem dúvida, um marco nos smartphones com uma pontuação recorde de 94 e passa a liderar o mercado.
Fazendo um enquadramento do que é o DxOMark, este apresenta-se como o padrão confiável da indústria para medições e classificações da qualidade de imagem da câmara e do conjunto de lentes.
O serviço é reconhecido por fornecer os testes de hardware mais rigorosos, usando ferramentas de laboratório de nível industrial nas análises. Dessa forma consegue rechear a sua base de dados de referência, tornando-a mais abrangente com base nos milhares de resultados de testes já levados a cabo, quer nas máquinas quer nas objetivas.
Agora, após terem testado o iPhone 8 e iPhone 8 Plus, os resultados mostram que há um novo líder no pódio das câmaras no segmento dos smartphones.
O Apple iPhone 8 Plus tem um sistema de câmara principal verdadeiramente digno de um telefone topo de gama. Tem a melhor performance numa câmara de dispositivo móvel que já testámos.
Referem os responsáveis pelo serviço em título logo a abrir a análise ao equipamento.
As atualizações fornecidas às câmaras – uma câmara principal de grande angular de 12MP (com um sensor iluminado na parte traseira (BSI) e uma lente f / 1.8) e uma câmara telefoto 12MP (com lente f / 2.8) – melhoraram a qualidade em todas as categorias individuais. O iPhone 8 Plus obtém notas excecionalmente altas em qualidade de imagem Zoom e qualidade Bokeh, duas novas categorias que a DxOMark acaba de adicionar ao seu sistema de pontuação.
A pontuação de 94 pontos coloca o iPhone 8 Plus 2 pontos à frente do novo iPhone 8 e 4 pontos à frente do Google Pixel e HTC U11.
DxOMark elogia o desempenho HDR, precisão de deteção de rosto, habilidades de zoom e qualidade do bokeh do iPhone 8 Plus. Os negativos descobertos nos testes incluem um elenco de cores ao fotografar em iluminação artificial e alguns problemas de focagem automática. Está no topo da nossas tabelas de pontuação em quase todas as categorias – e, em particular, o seu software avançado permite que faça um incrível trabalho de captura de cenas e imagens de alta dinâmica em que possa reconhecer rostos.
Remataram os responsáveis pela análise.
Contudo, não podemos esquecer que o iPhone X, o de facto topo de gama da Apple, ainda não foi testado pela DxOMark — se esse telefone é tudo superior ao atual novo iPhone da Apple no mercado, então a estadia do iPhone 8 Plus no topo da tabela de classificação do smartphone pode ter vida muito curta.
Este TOP 10 das câmaras de smartphone apresentadas tem a particularidade de ter 5 equipamentos da Apple, o que dá conta de um forte investimento nos últimos anos para tornar o iPhone numa referência no que toca à fotografia.