Pplware

Dica Apple: 6 definições de privacidade que tem de conhecer no iOS 13

Apple privacidade iPhone

Ao longo de vários anos a Apple tem vindo a mostrar que se importa com a privacidade dos utilizadores. Apesar de alguns percalços ao longo de caminho e incidentes no que diz respeito à segurança dos iPhones, a gigante de Silicon Valley esforça-se por todos os anos trazer novas formas de proteger o público.

Por isso, se quiser voltar a ter controlo sobre os serviços de localização no seu iPhone ou bloquear eficazmente chamadas de spam, aqui ficam seis funcionalidades que chegaram com o iOS 13 e que deve ficar conhecer.


1 – Altere a forma como as aplicações utilizam a sua localização

A Apple vê a privacidade como um direito fundamental do ser humano e tenta desafiar as práticas duvidosas de outras gigantes tecnológicas, como, por exemplo, o Facebook e a Google.

Com o iOS 13, para além de poder permitir que uma aplicação use sempre a sua localização ou apenas quando está a utilizá-la, pode também permitir apenas uma vez. Isto irá obrigar a aplicação a perguntar-lhe se pode voltar a usar a sua localização da próxima vez que use a aplicação.

Mas se quiser realmente recusar que a aplicação aceda à sua localização em qualquer circunstância pode escolher a opção para nunca permitir o acesso à localização.

2 – Bloqueie chamadas spam

Não deve existir ninguém que goste de receber chamadas de spam. São aborrecidas e fazem-nos perder tempo. Com o iOS 13 não precisa de se preocupar mais com este tipo de interrupções que conseguem ocorrer nas ocasiões menos oportunas.

Agora, o seu iPhone consegue determinar se a pessoa que lhe está a telefonar é alguém que conhece. Caso o número que está a ligar esteja presente na sua lista de contactos, email ou mensagens o iPhone toca. As restantes são encaminhadas diretamente para voicemail.

No entanto, esta funcionalidade é mais inteligente do que parece. Quando as chamadas são verificadas pela operadora como genuínas, um pequeno visto irá aparecer junto ao número indicando que a pessoa que está a ligar não é spam.

Para ativar esta funcionalidade, vá a Definições -> Telefone -> Silenciar números desconhecidos.

3 – Bloqueie aplicações que usam Bluetooth

Alguma vez reparou que várias apps conseguem enviar-lhe anúncios direcionados porque visitou uma certa loja? Provavelmente isso deve-se ao facto de utilizar o seu Bluetooth para compreender aquilo que o rodeia.

A verdade é que os Bluetooth beacons conseguem determinar a localização de um dispositivo e várias empresas tiram partido desta tecnologia para seguir todos os passos dos consumidores.

No iOS 13 pode bloquear as aplicações que tentam usar o Bluetooth sem a sua permissão. Evidentemente, muito hardware que hoje nos acompanha precisa de bluetooth, como, por exemplo, a mi Band, o Apple Watch e os AirPods, mas certas aplicações não necessitam de Bluetooth para funcionar e bloquear-lhes o acesso é uma forma de proteger a sua privacidade.

Agora, quando uma aplicação deseja aceder ao Bluetooth o utilizador consegue decidir se deseja permite a utilização desta tecnologia ou não.

4 – Retire os metadados das suas fotos

Sabia que quando tira uma foto o iOS guarda vários dados a respeito dela, incluindo o local onde foi tirada? Claro que sabe! Os metadados estão em todo o lado e alimentam não só as redes sociais como muitas outras aplicações.

Na versão 13 do iOS, sempre que quiser enviar ou publicar uma foto nas redes sociais ou envia-la por email através da aplicação Fotografias pode retirar a localização que a acompanha. Basta selecionar a fotografia ou conjunto de fotografias que pretende enviar, clicar no botão Partilhar e depois premir o novo botão de opções para remover a localização.

5 – Acabaram-se as palavras-passe fracas

Apesar dos vários avisos, os utilizadores dos vários serviços fornecidos através da Internet continuam a utilizar palavras-passe que não cumprem os requisitos mínimos recomendados.

A nossa segurança na Internet continua dependente de boas palavras-passe e a Apple quer acabar com o hábito de se usar “portugal” ou “Francisca” como palavra-passe para entrar em qualquer site. Agora, sempre que entrar com uma palavra-passe fraca num site através do Safari a Apple irá avisá-lo e dar-lhe a opção de ir diretamente para a página onde pode alterá-la para algo mais seguro.

6 – Sign in with Apple

Toda a gente gosta da conveniência de se registar e entrar num site com o Facebook ou Google. Não existem mais palavras-passe para memorizar, mas é necessário ceder dados pessoais a quem não precisa deles.

Por isso, a Apple pensa que consegue fazer melhor. Com o iOS 13 pode registar-se e entrar com a sua conta Apple. A grande vantagem aqui está no facto de poder partilhar um email falso quando se está a registar, em vez de fornecer o verdadeiro dando mais um passo na direção certa para preservar a sua privacidade.

Exit mobile version