A Apple tem o hábito de trazer para o iOS novas funcionalidades, que por norma melhoram a utilização do iPhone e do iPad. O problema é que nem sempre as anuncia de forma clara.
Depois de terem surgidos consumos anormais de dados 3G/4G no iOS 9, que depressa foram identificados e tratados por muitos utilizadores, surge agora o sempre aguardado processo em tribunal…
O problema surgiu poucos dias depois da Apple lançar o iOS 9. Uma nova funcionalidade, o Wi-Fi Assist, melhorava de sobremaneira as velocidades de acesso aos conteúdos, que a Apple não anunciou estava a aumentar os consumos de dados 3G/4G.
Ao gerir de forma automática a rede a ser usada, optando pelo Wi-Fi ou pelo operador móvel, não havia controlo por parte do utilizador e isso levava a que as contas aumentassem.
A forma de desligar o Wi-Fi Assist é simples e qualquer utilizador pode e deve fazê-lo, como já explicámos num artigo que dedicamos a esse problema.
Mas como nos Estados Unidos os problemas resolvem-se em tribunal, independentemente da sua dimensão, existe já um processo a decorrer, em que 2 utilizadores exigem uma indemnização da Apple por não terem sido alertados para esta alteração.
Defendant’s above corrective action, however, still downplays the possible data overcharges a user could incur.
Reasonable and average consumers use their iPhones for streaming of music, videos, and running various applications — all of which can use significant data. Defendant’s corrective statement does not disclose any basis for its conclusion that an average consumer would not see much increase in cellular usage.
A quantia exigida por estes dois utilizadores é de “apenas” 5 milhões de dólares, valor que entendem ser suficiente para compensar os danos sofridos.
As alegações dos queixosos referem que a Apple não explicou de forma clara a forma como o Wi-Fi Assist funcionava e que isso levou a consumos exagerados e não controlados dos dados móveis, reflectindo-se depois na conta apresentada pelo operador.
Apesar de não fazer sentido para a maioria dos utilizadores, estes processos são bastante comuns nos Estados Unidos, onde por qualquer imprecisão ou falta de informação surgem queixas em tribunal, onde são pedidas compensações exorbitantes e muito elevadas.
Não se sabe ainda se este processo avançará ou se será recusado, mas a verdade é que deu entrada e será avaliado pelo juiz. Há fortes possibilidades da Apple ter de pagar esta quantia e até mais, caso outros processos avancem.