O Apple Watch é, sem dúvida, o smartwatch que mais evolui e que consegue atrair para este segmento novos utilizadores. Desta forma, os resultados relativos às vendas de relógios inteligentes mostram a sua grande superioridade face à concorrência.
No início deste mês, os dados da NPD indicaram que a Apple é “a líder clara” na indústria de smartwatches. Contudo, há um novo relatório com informações ainda mais detalhadas sobre esta liderança.
Apple Watch é um caso de sucesso
A Apple ao longo dos anos começou a desenhar o caminho para onde vê o sucesso neste tipo de dispositivos. Conforme temos visto, a saúde e o bem-estar são a chave do sucesso do Apple Watch. Portanto, não é de admirar que seja líder nas vendas.
Para reforçar os dados sobre este mercado, que está com um excelente crescimento, a Strategy Analytics lançou um novo relatório que oferece mais detalhe sobre as vendas do smartwatch da marca da maçã e como estes números se comparam ao restante do mercado.
Mais de 20 milhões de unidades relógios inteligentes Apple só em 2018
De acordo com os dados, a Apple vendeu 9,2 milhões de unidades do seu relógio inteligente durante o quarto trimestre de 2018. No mesmo período no ano anterior, a empresa tinha vendido 7,8 milhões de relógios. Assim, no total, a Strategy Analytics aponta para vendas de 22,5 milhões de unidades do Apple Watch em 2018.
Sem dúvida que é um salto considerável, considerando que em 2017 a empresa de Cupertino havia vendido 17,7 milhões.
No mercado global a Apple vale metade
Recorrendo ao mesmo relatório, este diz-nos que no mercado global, em 2018, foram vendidos 45 milhões de relógios inteligentes. Assim, a empresa de Tim Cook é responsável por metade destas vendas no ano que passou.
Os números mostram com clareza que a Apple está no topo da indústria dos smartwatch. Por outro lado, produtos como a Fitbit posiciona-se no segundo lugar, mas com 5,5 milhões de unidades vendidas em 2018. No terceiro lugar encontra-se a Samsung com 5,3 milhões de unidades vendidas. Por fim, já num campo mais de nicho, vem a Garmin, com 3,2 milhões.
Vantagem confortável num mercado complexo
Este é um mercado tido como de nicho, embora esteja a mudar rapidamente. Isto porque tem de haver algo que seja criativo, necessário e útil para impelir os consumidores a gastar 200, 300 e até mais de 400 euros na aquisição de um dispositivo para trazer no pulso. Contudo, nota-se que é um mercado que está a crescer e cada vez há mais apostas das grandes marcas. De tal forma que há resultados desse investimento. É notório que a Apple, mesmo aumentando as suas vendas está a perder quota de mercado.
Se atualmente a empresa de Cupertino tem 50% do mercado, no passado, em 2017, detinha 60,4%. Assim, estas marcas que se posicionam atrás estão a “roubar” quota à líder do grupo.
A que se deve esta perda de quota de mercado? À boa concorrência
A Apple também é culpada deste cenário, isto porque dá visibilidade a um segmento que estava praticamente dentro do seu ecossistema. Ao mostrar a utilidade, as marcas passaram a apresentar muito mais produtos e, sobretudo, muito mais qualidade.
Analisando as palavras de Neil Mawston, diretor executivo da Strategy Analytics, este refere que:
A Apple vendeu 9,2 milhões de smartwatches em todo o mundo no quarto trimestre de 2018, subindo 18% em relação a 7,8 milhões de unidades no quarto trimestre de 2017. O shareware global de smartphones da Apple caiu para 51% neste trimestre, ante 67% um ano atrás. A Apple Watch está a perder participação para a Samsung e para a Fitbit, cujos portfólios rivais de smartwatch e presença no comércio retalhista melhoraram significativamente no ano passado.
Conforme podemos ver no relatório, no total a Apple, Samsung, Fitbit e Garmin são responsáveis pela venda mundial de 8 em cada 10 smartwatches.
Estes número não são, contudo, facultados pela empresa de Cupertino. Esta não revela dados referentes ao número de unidades vendidas por razões competitivas. Em vez disso, são recolhidos dados de empresas de pesquisa, como o Strategy Analytics. Esses dados mostram o quão grande a liderança da Apple tem sobre outros fabricantes de smartwatch, mesmo com a Samsung e o Fitbit a começar uma recuperação.