Pplware

Apple Watch salvou piloto de jetski de se afogar

Os smartwatches e as smartbands estão na moda. Contudo, atualmente já se pede mais que contar passos ou calcular as calorias gastas. A Apple é a empresa que mais aposta neste dispositivo e os resultados estão à vista. São já muitos os casos de utilizadores a declarar que graças ao Apple Watch estão vivos. Agora foi mais um caso de um utilizador de um jetski que se salvou graças ao dispositivo SOS.

Segundo o que foi detalhado pelo site WBMM, um homem de Chicago acredita que foi graças ao seu Apple Watch que ainda está vivo.


Apple Watch salva homem de se afogar em acidente com jetski

A Apple introduziu no seu smartwatch um sistema que permite ao utilizador pedir ajuda. Assim, quando o utilizador efetua uma chamada no Modo SOS, o Apple Watch liga automaticamente ao número de emergência local. Nos Estados Unidos, é possível utilizar o Apple Watch com LTE usando, por isso, a rede de comunicações móvel.

Esta funcionalidade não depende do iPhone para estabelecer contactos. Nessa altura, mesmo que o utilizador não possa falar, o Apple Watch envia uma mensagem de texto com a sua localização. Vai mesmo ao ponto de atualizar a localização se esta mudar.

Phillip Esho disse que estava a navegar de jetski no Lago Michigan. Subitamente a embarcação virou e lançou-o à água.

 

Cobertura em tempo real do sistema SOS Emergência da Apple

O homem estava a pilotar o jetski quando se afastou da costa. A sua intenção era fotografar Chicago do horizonte. De repente, foi surpreendido por uma onda grande que capotou o jetski e o fez chocar contra si. Nesse momento de desnorte Phillip ainda tentou encontrar o seu iPhone, mas perdeu-se na água quando o veículo virou.

Nas proximidades, não haveria na altura ninguém que o pudesse auxiliar. As pessoas não o poderia ouvir ou ver dada a ondulação que se fazia sentir nesse momento. Foi então que Esho, que estava a usar o seu Apple Watch, se lembrou de solicitar ajuda.

O homem usou o recurso SOS Emergência para chegar aos serviços de emergência. No entanto, dentro de água com a agitação marítima, Phillip teve dificuldades em perceber se tinha efetivamente conseguido fazer a ligação. Contudo, momentos depois, viu um helicóptero e barcos da Polícia de Chicago e do Corpo de Bombeiros nas proximidades para o resgatar.

Considerando as ondas altas que o empurravam para baixo de água e ele não tinha forma de solicitar ajuda. Esho disse que não tinha certeza do que teria acontecido se ele não fosse capaz de usar o seu Apple Watch para ligar para o 911 (112 de Portugal) e pedir ajuda.

Sem o Apple Watch, Esho não tem certeza de como ele teria recebido ajuda.

Conforme temos assistido, são regulares os testemunhos que dão conta da utilidade do Apple Wath. Cada vez se percebe que a utilização da função ECG veio fazer a diferença, que os sensores de alerta de queda acidental, salvam vidas, que a monitorização cardíaca faz sentido e que as comunicações num dispositivo com tudo isto é realmente evolução tecnológica.

Veja aqui vários outros testemunhos:

Exit mobile version