Pplware

Apple Watch detetou queda grave num ciclista e avisou o socorro e a família

São muitos os casos que dão conta da utilidade do Apple Watch em momentos complicados de saúde. Mais que ter um relógio, para lá das notificações e das funcionalidades de entretenimento, o smartwatch pode ser um salva-vidas presente no nosso pulso. A Apple equipou-o, desde a série 4, com ECG e Deteção de quedas. Este último recurso poderá ter salvo a vida de um praticante de BTT.

Gabe Burdett partilhou a experiência da sua família numa publicação no Facebook, esta sexta-feira.


Apple Watch poderá ter salvo mais uma vida

São muitos os testemunhos de pessoas que atribuem ao Apple Watch a capacidade de lhes ter salvo a vida. Seja a detetar anomalias no ritmo cardíaco, seja a avisar de quedas inesperadas, a verdade é que este gadget é único. De tal forma que na sexta-feira passada, a história de Burdett tornou-se viral no Facebook.

Gabe e o seu pai Bob tinham planos para pedalar juntos no fim de semana passado. Contudo, o pai de Gabe sofreu uma queda grave enquanto andava de bicicleta antes da chegada do seu filho.

Após a queda, o sistema do Apple Watch enviou automaticamente uma mensagem de texto (via iPhone) para a pessoa registada na app Watch como contacto de emergência. Posteriormente, quer a pessoa identificada na app, quer o serviço de emergência receberam a localização do local do acidente.

No domingo passado, enquanto tentava encontrar-me com o meu pai para um passeio de BTT no Riverside State Park (MTB na RSP), recebi um texto do Apple Watch do meu pai avisando-me que “detetou uma Queda Grave” com um mapa para a sua localização. Não estava longe do nosso ponto de encontro. Fomos diretos para lá – mas ele tinha saído dali enquanto chegamos. Recebo outra atualização do relógio a dizer que a sua localização mudou com um mapa de localização do Hospital. O meu pai caiu de bicicleta no fundo do Doomsday, bateu com a cabeça e ficou inconsciente, voltando a si nalgum momento durante a viagem de ambulância.

O Socorro, segundo o relato, chegou primeiro que o filho de acidentado, mostrando a eficácia do sistema da Apple.

 

Utilize a deteção de queda com o Apple Watch Series 4 e Series 5

Se tem um Apple Watch Series 4 ou Series 5, deve ativar este recurso. A Apple não ativou automaticamente o recurso a pessoas com menos de 65 anos, mas o utilizador poderá ativar nas definições. Além disso, mantenha os dados da Ficha médica atualizados e identifique quem quer que o sistema contacte em caso de emergência.

 

Como funciona

Se o Apple Watch Series 4 ou Series 5 detetar uma queda grave enquanto estiver a utilizar o relógio, alerta-o ao vibrar, toca um alarme e apresenta um aviso. Pode optar por contactar os serviços de emergência ou fechar o aviso ao premir a Digital Crown, tocar em Fechar no canto superior esquerdo ou tocar em “Estou bem”.

Se o Apple Watch detetar que está em movimento, irá esperar que responda ao alerta e não entrará automaticamente em contacto com os serviços de emergência. Se o relógio detetar que está inerte há cerca de um minuto, irá efetuar a chamada automaticamente.

Quando a chamada terminar, o relógio envia uma mensagem aos seus contactos de emergência com a sua localização. Desta forma, estes saberão que o relógio detetou uma queda grave e que entrou em contacto com os serviços de emergência. O relógio obtém os contactos de emergência a partir da sua Ficha médica.

Assim, torna-se muito importante preencher estes dados da Ficha média.

 

Ativar ou desativar a deteção de queda

Se introduziu a idade quando configurou o Apple Watch ou na app Saúde e se a idade for igual ou superior a 65, esta funcionalidade é ativada automaticamente.

Apesar de ser um recurso apurado, a Apple adverte que o Apple Watch não consegue detetar todas as quedas. Contudo, quanto mais ativo for, mais facilmente poderá ativar a deteção de queda devido a atividades que possam parecer quedas.

 

Exit mobile version