Não é novidade que alguns smartwatches causam alergias e queimaduras a alguns utilizadores. Este problema pode acontecer com qualquer marca, sendo que as causas variam entre o dispositivo em si, a qualidade da pulseira, fatores ambientais, entre outros.
Relativamente ao Apple Watch, alguns utilizadores relatam alergias com o equipamento. Saiba o que fazer caso também experiencie uma situação semelhante.
Mulher sofre queimaduras graves devido ao Apple Watch
De acordo com um recente artigo publicado pelo canal TV WSOCTV, na Carolina do Norte, EUA, uma mulher sentiu o seu pulso ‘queimar’ enquanto usava o seu Apple Watch.
A mulher, chamada Ann Bracey, julgava que se tratava de uma abelha que ficara presa entre a pulseira e a sua pele. No entanto verificou que a dor era, na verdade, uma reação alérgica que se tornou ainda mais grave no dia seguinte.
O canal entrevistou a mulher, de forma a entender melhor a situação, e também levou a cabo uma pesquisa online sobre casos semelhantes. A pesquisa resultou na descoberta de mais algumas pessoas que tiveram reações alérgicas semelhantes enquanto usaram o relógio inteligente da maçã. No entanto parece que os casos com este equipamento não são tão comuns como outros modelos.
Segundo o que é descrito pelas pessoas afetadas, os sintomas incluem bolhas, sensação de queimadura, irritação da pele, comichão, vermelhidão e pele a descamar.
Entre os cerca de 18 casos encontrados, há um de uma cliente Apple que enviou o seu relógio para a marca analisar. No entanto, e mesmo que a empresa de Cupertino não tenha encontrado nenhum problema, a marca ofereceu reembolso total do equipamento à suposta vítima.
No site oficial da Apple, os utilizadores podem encontrar a lista de todos os materiais usados na construção dos relógios, bem como potenciais alergias que podem afetar algumas pessoas. A empresa alerta ainda que as alergias podem também ser causadas por sabão, suor, entre outras causas.
O que fazer se tiver alergia com o Apple Watch?
A opção mais acertada será procurar um médico especializado em alergias e questões de pele, de forma a analisar e tentar determinar a causa primária da reação.
De qualquer forma, a Apple também deixa alguns conselhos:
- Certificar-se de que a pele está limpa e seca
- Ter cuidado com a compra de pulseiras não originais
- Não usar pulseiras muito largas nem muito apertadas
Alguns estudos desenvolvidos sobre o Apple Watch e as reações que este pode provocar, indicam que o relógio contém níquel, uma substância que pode causar reações alérgicas.