Pplware

Apple vai ser processada por utilização da marca… iWatch

Desde que surgiram os primeiros rumores que a Apple estaria a preparar-se para criar um smartwatch que o seu nome surgiu! Sempre designado por iWatch, segundo a linha de outros produtos, acabou por ver o nome mudar no momento do seu lançamento.

Na verdade a Apple nunca usou este nome, mas mesmo assim irá ser processada por uma empresa europeia por utilização indevida do nome iWatch.

A decisão da Apple de usar o nome Apple Watch e não iWatch, não foi tomada por ser puramente marketing ou mais atractivo.

Caso optasse por usar a marca iWatch a Apple encontraria diversos problemas por não ser dona do registo. Acabou por escolher um nome consensual e que acaba por ser identificador do seu smartwatch.

Mas a detentora do registo da marca na Europa, a Probendi, está a pensar processar a Apple por utilização indevida do termo iWatch, mesmo não tendo este sido usado de forma directa.

O problema está na utilização desta marca, iWatch, na associação à pesquisa vários motores de busca, em que o resultado associado é sempre o relógio da Apple. Esta associação funciona também para os resultados da publicidade da Google, a quem a Apple paga para que assim seja.

A Probendi entende assim que a Apple está a fazer uma utilização abusiva da sua marca, cujos direitos tem registados na Europa, nas categorias de software e computadores.

Apple has systematically used iWatch wording on Google search engine in order to direct customers to its own website, advertising Apple Watch

É neste ponto que a Probendi irá fazer sustentar o seu processo e procurar que a Apple deixe de fazer utilização da marca, pretendendo de certeza ser também paga, a peso de ouro, pela utilização até agora feita.

O processo deu entrada num tribunal de Milão, no passado dia 26 de Junho, e, segundo a Probendi, a Apple estará a fazer uma utilização sistemática do termo iWatch para direccionar as pesquisas da Google para a sua página dedicada ao Apple Watch. A primeira audiência deste caso terá lugar no dia 11 de Novembro.

A intenção da Probendi é clara e está bem expressa na sua página web. A marca iWatch é sua e a empresa irá tomar todas as medidas legais necessárias para impedir a utilização não autorizada.

Probendi Limited is the sole entity lawfully entitled to use the name “iWatch” for products such as “Apple Watch” within the European Union, and will promptly take all appropriate legal actions to oppose any unauthorized use of “iWatch” by whomever for that kind of products.

Este não é o primeiro caso em que a Apple se vê obrigada a pagar para poder usar uma marca nos seus produtos. Já em 2012 a empresa teve de pagar 60 milhões de dólares para resolver uma disputa, em território Chinês, para poder usar a marca iPad.

Exit mobile version