O responsável máximo pelos serviços e programação da Apple, Eddy Cue, deu a conhecer a postura da empresa perante o streaming de filmes e séries. De acordo com as suas palavras, o foco do serviço passará pela qualidade, não pela quantidade. É uma clara alfinetada à atual líder de mercado, a Netflix.
O executivo que lidera os serviços de internet da Apple, foi bem claro na sua posição.
Durante uma entrevista concedida este fim-de-semana ao The Sunday Times, Eddy Cue definiu a tónica de todo o serviço. De acordo com o seu testemunho, será dada primazia à qualidade dos conteúdos e não à quantidade. Cue daria também a conhecer vários outros princípios que pautarão todo o serviço.
O Apple TV+ foi apresentado a 25 de março de 2019
O serviço, apresentado há poucos meses, trará novos filmes e séries para o panorama online. Entretanto, até ao seu lançamento e início de operações, durante o outono, vamos conhecendo mais detalhes. Temas como, por exemplo, a comparação com o modelo de negócios da Netflix, face ao que esperar do serviço de Cupertino.
Aqui, o executivo foi cauteloso nas afirmações. Ao propósito, afirmou que a empresa não iria criar o “conteúdo mais original” para os utilizadores. No entanto, afirmou que os utilizadores podem esperar “o melhor conteúdo” a partir do Apple TV+. É, para todos os efeitos, um demarcar face à líder, Netflix.
Apple services chief on the long running talk that he falls asleep during meetings: “I don’t.” https://t.co/iEdolJyMe1
— Mark Gurman (@markgurman) June 29, 2019
Ao passo que a estratégia da Netflix passa por criar o máximo de conteúdo possível com o intuito de o fazer chegar a um grupo específico, a Apple terá uma abordagem oposta. Em vez de apostarem em quantidade e criar novos formatos de conteúdo, a aposta será algo tradicional. No entanto, a promessa de qualidade é cativante.
“Não há nada de errado com a estratégia da Netflix, mas não é a nossa.”
Enquanto isso, a Apple sabe que a sua chegada ao mercado de streaming de filmes e séries é tardia. Veja-se, por exemplo, as concorrentes Amazon, Hulu, HBO e claro, a Netflix. Todas elas já com uma base sólida de fãs e utilizadores, granjeados através de várias estratégias e plataformas.
Ao mesmo tempo, o Apple TV+ será acompanhado pelo serviço de streaming da Disney, Warner Bros., entre outras empresas. Desse modo, a partir de 2020 a concorrência será mais acirrada com estas novas figuras, enquanto que as figuras dominantes tentarão reforçar as suas margens.
#AppleTV+, launching this fall, will emphasize a small but high-quality lineup, said #Apple's software and services VP Eddy @Cue in a recent interview. https://t.co/h822weZPvi pic.twitter.com/IdcwhrZqYe
— AppleInsider (@appleinsider) June 29, 2019
Ainda de acordo com as declarações de Eddy Cue, o catálogo do Apple TV+ não será propriamente vasto. Aí, tal como já é replicado pelos media, a aposta será sobretudo na qualidade das produções. Um traço e tónica transversais a grande parte dos produtos da tecnológica de Cupertino e que a continuam a prestigiar.
O streaming de filmes e séries
É um mercado já bastante povoado e singrar neste nicho não será fácil. Algo que é admitido pelo executivo, evocando aqui a história da Apple enquanto empresa. Ao propósito, note-se quem em vários setores, sobretudo no hardware, a tecnológica não foi líder de mercado durante muitos anos, mas isso não a impediu de melhorar.
Tentamos ser os melhores e não precisamos de ser os primeiros para lá chegar, afirma o executivo.
O mesmo acrescenta que a Apple não sabe muito sobre a televisão, para além de saberem que são grandes consumidores do formato. No entanto, Cue prometeu contratar as melhores pessoas para os cargos e posições necessárias, algo que já se nota com o recente emprego de personalidades e produtores ligados a Hollywood.
Ao propósito, podemos ver acima as promessas do serviço de streaming. Mais concretamente, com conteúdos que terão a baixela de qualidade de J.J. Abrams, Steven Spielberg, bem como Oprah Winfrey. Aliás, caso se recordem da keynote de apresentação do serviço lembrar-se-ão do elenco de luxo que subiu ao palco.
A nova e seleta rival da Netflix chega no outono de 2019
Ainda de acordo com a mesma fonte, a empresa trará novos conteúdos todos os meses ao Apple TV+. Desse modo, visa criar um hábito junto dos consumidores. A certeza que chegará algo novo à plataforma, mantendo assim o interesse dos mesmos. Note-se que deverá ser um serviço de subscrição mensal.
Entre os conteúdos propriamente ditos teremos séries como o The Morning Show com Reese Witherspoon e Jennifer Aniston no elenco. Já além do drama, teremos também conteúdos de ficção científica como o For all Mankind, formato que versa sobre a exploração espacial e a humanidade.
Agora, resta-nos aguardar pelo outono, época em que o serviço começará a operar.