Os fabricantes de relógios tradicionais têm visto com mais olhos a chegada de tecnologia a esta área. Para além de batalhas para garantir as suas imagens de marca, outras têm surgido em áreas bem diferentes.
A Apple tinha desde há 2 anos uma batalha legal para impedir a Swatch de usar o slogan “Tick Different”. A justiça Suíça decidiu agora e o resultado não foi a favor da empresa americana.
Foi em 2015 que a Swatch começou a usar o slogan “Tick Different”, para publicitar a sua linha de relógios com pagamento NFC. A gigante americana de imediato tentou contestar esta utilização por se associar a slogans seus.
Swatch pode usar o slogan “Tick Different”
Segundo a marca, este slogan da Swatch está próximo do Think Different, usada pela empresa entre 1997 e 2002, para publicitar vários dos seus produtos. A decisão agora surgida dá razão à Swatch e permite a utilização desta frase.
Para provar que poderia levar a confusão nos consumidores, a empresa americana tinha de provar que pelo menos 50% dos consumidores associavam sua marca ao slogan “Think Different”. O maior problema, aparentemente, é que a própria Apple não usa este slogan de forma ativa desde 2002.
Para além desta sua frase, a Apple não terá também ficado satisfeita com a utilização que lhe será dada. A Swatch usou o slogan “Tick different” para promover um novo relógio com capacidades de NFC, focado em pagamentos móveis. Este é um mercado onde a gigante de Cupertino tem o seu Watch.
A Apple perdeu outra batalha importante
Para além desta frase, a Apple viu também recusada a sua intenção de bloquear outra frase. A Swatch recebeu também autorização para usar a frase “One More Thing”. Mais uma vez estava em causa uma frase icónica.
A Apple não deverá perder tempo e recorrer desta decisão. Para além de ser apenas uma frase similar, a própria empresa já a terá abandonado da sua publicidade. Mais complicada será o último slogan, que ainda hoje é usado nas muitas apresentações da empresa.