A chegada do iOS 9.2 trouxe algumas novidades para o iPhone e para o iPad, como anunciámos. Mas do que se tem visto nos últimos dias, a Apple colocou uma pequena surpresa dentro da sua loja de aplicações.
Todos os utilizadores do iPhone 5S e de modelos anteriores estão a receber pop-ups publicitários sobre o novo iPhone 6S. Esta publicidade agressiva chega mesmo a estorvar a normal utilização da App Store. Isso está a ser inconveniente para os utilizadores.
Este novo modelo de campanha publicitária chegou com o iOS 9.2 e está agora a ser mostrado a todos os utilizadores de modelos anteriores ao iPhone 6.
Sempre que estes abrem a loja de aplicações da Apple são recebidos por um pop-up onde é apresentado o iPhone 6S e é dada a possibilidade ao utilizador de actualizar o seu equipamento.
Os dois links que surgem nesse pop-up encaminham o utilizador para a página da Apple dedicada ao iPhone 6S, onde é possível conhecer melhor o equipamento e as suas características, ou para a loja da Apple onde podem comprar este novo modelo, em todas as suas versões.
Importa notar que esta campanha surge durante a navegação na App Store, de forma intrusiva, tendo o utilizador que indicar que pretende ignorar o pop-up.
Não é a primeira vez que a Apple usa a sua App Store para publicitar os seus produtos, mas nunca o tinha feito de forma tão agressiva e dirigida.
Já antes tinham surgido referências ao iPhone e ao iPad em pequenos anúncios na App Store, mas sempre de forma discreta e sem desactivar a utilização da loja de aplicações. A nova acção de campanha da Apple está a ser mal recebida por muitos utilizadores que querem apenas usar a App Store sem terem de receber esta publicidade.
Depois da Microsoft ter decidido colocar publicidade no Menu Iniciar, é agora a vez da Apple entrar neste modelo de anúncios e usar a sua loja de aplicações para mostrar os seus modelos.