Pplware

Apple processa empresa de reciclagem por revender os seus dispositivos

A Apple tem mostrado vontade em tornar-se mais sustentável e, para isso, já dirigiu várias alterações. Desde os carregadores dos seus smartphones começarem a ser vendidos à parte, para que não sejam trocados ainda em bom estado, até à reciclagem dos seus dispositivos.

Contudo, aparentemente, a Apple parece ter sido enganada por um dos seus parceiros responsáveis pela reciclagem dos seus equipamentos.


Antiga parceira de reciclagem da Apple processada por roubo

A Apple está, neste momento, a processar a antiga parceira GEEP Canada. Isto, porque a agora parte da Quantum Lifecycle Partners roubou, alegadamente, cerca de 104 mil equipamentos, como iPhones, iPads e Apple Watches, a fim de os revender. No caso, a empresa estava responsável por desmontar cada um dos dispositivos e reciclar as suas peças.

Conforme descrito pela Apple, foram enviados 500 mil equipamentos para a GEEP Canada, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. Após uma auditoria, a Apple percebeu que 18 por cento desses dispositivos ainda estavam conectados à Internet, ou seja, estavam a ser utilizados.

Assim sendo, a Apple pretende obter, pelo menos, 22,7 milhões de dólares da empresa que, alegadamente, a roubou. Apesar de negar as irregularidades de que é acusada, a GEEP Canada não nega a ocorrência de um roubo de dispositivos.

De acordo com a empresa canadiana, o furto foi executado por três empregados, que roubaram os aparelhos em seu nome. Contudo, a Apple discorda, por alegar saber que esses três ditos empregados são, afinal, executivos.

Apple com preocupações e ações ambientais

A Apple tomou medidas de reciclagem, depois de perceber a quantidade de resíduos eletrónicos que são produzidos. Aliás, em 2019, os seres humanos geraram uma quantidade absurda de lixo eletrónico, cerca de 53,6 milhões de toneladas dispositovos, como telefones, computadores e outros aparelhos.

Assim como já referimos, a Apple tem tentado melhorar a sua pegada ambiental. Aliás, além das suas políticas internas de reciclagem, recorrendo à Daisy e ao Dave, depende ainda de outros parceiros para recuperar outro tipo de material utilizado nos seus equipamentos.

GEEP Canada defensora da renovação e reutilização de equipamentos

Apesar de o acordo com a Apple se cingir à reciclagem de produtos, a GEEP Canada sempre se assumiu como uma empresa de renovação e revenda de dispositivos usados. Assim, uma das suas alegadas missões passava por encorajar a reutilização de equipamentos.

O problema entre as duas empresas surge das duas perspetivas diferentes que adotam. Se para a GEEP Canada os produtos estão bons para serem revendidos e reutilizados, para a Apple não cumprem as normas de qualidade e segurança da marca. Isto, porque, se são enviados para a reciclagem, significa que já não são adequados para serem vendidos aos consumidores.

A Apple trabalhou com a GEEP Canada de 2015 até 2018, altura em que descobriu que a empresa de reciclagem revendia os seus produtos. No entanto, apenas apresentou queixa este ano.

Exit mobile version