Pplware

Apple poderá abandonar processadores Intel nos MacBooks

A Apple está cada vez mais a centrar em si a conceção de todo o hardware que necessita. No caso dos processadores, a empresa tem já uma tradição de sucesso no desenho do processador que equipa o iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV.

Agora, segundo informações do jornal japonês Nikkei, a empresa de Cupertino poderá começar a projetar os processadores da sua linha MacBook, abandonando assim a Intel.


Segundo informações deste jornal japonês, e como foi veiculado pela Business Insider, a empresa de Cupertino quererá tomar as rédeas também no desenho dos chips da sua linha de portáteis.

Os computadores Apple, desde 2006, estão equipados com processadores da Intel de arquitetura x86. Contudo, a empresa não apostou na mesma arquitetura quando criou o iPhone, o iPad, entre vários outros dispositivos. Estes têm arquitetura ARM e é a própria Apple, com a sua equipa de engenharia, que os projeta e encomenda o seu fabrico a empresas terceiras.

Já não é de agora que o rumor surge a apontar este caminho como possível e provável, já em fevereiro deste ano, como podemos ver aqui, a Apple estaria a desenvolver novos processadores ARM para colocar nos seus computadores. Como é sabido, nos novos MacBook Pro a Apple tem já a uso processadores ARM. A Touch Bar é totalmente controlada por um processador T1, desenvolvido e produzido pela gigante de Cupertino. Já na altura se veiculava o desenvolvimento do novo processador, o T3, que foi colocado também à disposição da empresa, integrando as estruturas de hardware.

 

O poderosos A11 Bionic e a história

Antes da introdução da série Apple “A” nos SoCs, a Apple usou vários chips nas versões iniciais do iPhone e do iPod touch. Estes foram especificados, desenhados pela Apple e fabricados pela Samsung. Estes SoCs integram um único núcleo de processamento baseado numa arquitetura ARM (CPU), uma unidade de processamento de gráficos (GPU) e outros componentes eletrónicos necessários para fornecer funções de computação móvel dentro de um único pacote físico.

A História dos processadores Apple

O APL0098 (também conhecido como 8900B ou S5L8900) é um SoC (System On Chip) que foi introduzido a 29 de junho de 2007 no lançamento do iPhone Original. Inclui um CPU ARM11 de núcleo único de 412 MHz e um GPU PowerVR MBX Lite. É fabricado pela Samsung num processo de 90 nm.

O APL0278 (também comonhecido como S5L8720) é um SoC que foi introduzido a 9 de setembro de 2008 no lançamento do iPod touch de segunda geração. Inclui um CPU ARM11 de um único núcleo de 533 MHz e um GPU PowerVR MBX Lite. É fabricado pela Samsung num processo de 65 nm.

O APL0298 (também conhecido como S5L8920) é um SoC que foi introduzido a 8 de junho de 2009 no lançamento do iPhone 3GS. Inclui um CPU Cortex-A8 de um núcleo de 600 MHz e um GPU PowerVR SGX535. É fabricado pela Samsung num processo de 65 nm.

O APL2298 (também conhecido como S5L8922) é uma versão reduzida de 45 nm do SoC do iPhone 3GS e foi introduzido a 9 de setembro de 2009 no lançamento do iPod touch de terceira geração.

 

Depois chega a Série A…

A série Apple “Ax” é uma família de “Systems on Chip” (SoC) usada no iPhone, iPad, iPod touch e Apple TV. Estes chips integram um ou mais núcleos de processamento baseados na arquitetura ARM (CPU), uma unidade de processamento de gráficos (GPU), memória cache e outros componentes eletrónicos. Agora passam a ser projetados pela Apple e fabricados pela Samsung e pela TSMC.

Apple A4 – O Apple A4 é um SoC projetado pela Apple e fabricado pela Samsung. Este combina um CPU ARM Cortex-A8 com um GPU PowerVR e enfatiza a eficiência energética. O chip, comercialmente, estreou-se com o lançamento do iPad da Apple, depois foi usado no iPhone 4, iPod Touch de 4ª geração e na Apple TV de 2ª geração.

Apple A5 – O Apple A5 é um SoC projetado pela Apple e fabricado pela Samsung. Este veio substituiu o A4. O chip, comercialmente, estreou-se com o lançamento do tablet iPad 2 da Apple em março de 2011, seguido da sua versão no iPhone 4S no final desse ano. A Apple afirma que, em comparação com o antecessor A4, o CPU A5 “pode fazer o dobro do trabalho” e o GPU tem “até nove vezes a performance gráfica”.

Apple A5X – O Apple A5X é um SoC criado pela Apple, que foi anunciado a 7 de março de 2012, no lançamento do iPad de terceira geração. É uma variante de alto desempenho do Apple A5. A Apple afirma ter duas vezes o desempenho gráfico do A5.

Apple A6 – O Apple A6 é um SoC projetado pela Apple que foi introduzido a 12 de setembro de 2012, no lançamento do iPhone 5, e um ano depois foi herdado pelo iPhone 5C. A Apple afirma que é até duas vezes mais rápido e tem até o dobro do poder gráfico em comparação com o antecessor da Apple, o A5. Este SoC, fabricado no processo de 32 nm é 22% menor e consome menos energia do que o A5 de 45 nm.

Apple A6X – A A6X da Apple é um SoC projetado pela empresa de Cupertino, fabricado para equipar o iPad de quarta geração que foi apresentado a 23 de outubro de 2012. É uma variante de alto desempenho da Apple A6. A Apple afirma que o A6X possui duas vezes o desempenho do CPU e até o dobro do desempenho gráfico de seu antecessor, o Apple A5X.

Apple A7 – O Apple A7 é um SoC de 64bits projetado pela Apple e fabricado pela Samsung. A sua primeira aparição foi no iPhone 5S, que foi introduzido a 10 de setembro de 2013. O chip, fabricado no processo de 28 nm, também seria usado no iPad Air, iPad Mini 2 e iPad Mini 3. A Apple afirma que é até duas vezes mais rápido e tem o dobro do poder gráfico em comparação com o antecessor da Apple, o A6.

Apple A8 – O Apple A8 é um SoC de 64 bits, projetado pela Apple e fabricado pela TSMC. A sua primeira aparição foi no iPhone 6 e no iPhone 6 Plus, que foram apresentados a 9 de setembro de 2014. Um ano depois, este equipou também o iPad Mini 4. A Apple afirma que este SoC, fabricado no processo de 20 nm, tem 25% mais de desempenho do CPU e 50% de desempenho gráfico, enquanto tira apenas 50% do poder em relação ao seu antecessor, o Apple A7.

Apple A8X – O Apple A8X é um SoC de 64 bits, projetado pela Apple, apresentado no lançamento do iPad Air 2 a 16 de outubro de 2014. É uma variante de alto desempenho da Apple A8. A Apple afirma que tem 40% mais desempenho de CPU e 2,5 vezes o desempenho gráfico do seu antecessor, o Apple A7. Este chip foi também fabricado no processo de 20 nm pela TSMC.

Apple A9 – O Apple A9 é SoCS baseado na arquitectura ARM de 64 bits projetado pela Apple. Apareceu pela primeira vez no iPhone 6S e 6S Plus, que foram introduzidos a 9 de setembro de 2015. A Apple afirma que este tem 70% mais de desempenho de CPU e 90% de desempenho de gráficos em comparação com o antecessor, a Apple A8. Este SoC, com duas fontes de fornecimento, foi fabricado pela Samsung no processo FinFET LPE de 14 nm e pela TSMC no seu processo FinFET de 16 nm. Foi posteriormente incluído no iPhone SE e no iPad (2017).

Apple A9X – O Apple A9X é um SoC de 64 bits, projetado pela Apple. Foi anunciado a 9 de setembro de 2015 e lançado em 11 de novembro de 2015. Este apareceu pela primeira vez no iPad Pro. A Apple afirma que este SoC oferece 1,8 vezes o desempenho de CPU e 2 vezes o desempenho GPU do seu antecessor, o Apple A8X. É fabricado pela TSMC usando um processo FinFET de 16 nm.

Apple A10 Fusion – O Apple A10 Fusion é um SoC baseado em ARM de 64 bits, projetado pela Apple. Este processador apareceu pela primeira vez no iPhone 7 e 7 Plus, que foram introduzidos a 7 de setembro de 2016. Possui um novo design quad core, com dois núcleos de alto desempenho e dois núcleos menores, altamente eficientes. Foi fabricado pela TSMC no seu processo FinFET de 16 nm.

Apple A10X Fusion – O Apple A10X Fusion é um SoC baseado em ARM de 64 bits, projetado pela Apple. Apareceu pela primeira vez no iPad Pro de 10.5″ e na segunda geração do iPad Pro de 12.9″, ambos anunciados a 5 de junho 2017. É uma variante da A10 e a Apple afirma que tem um desempenho de CPU 30% mais rápido e desempenho de GPU 40% mais rápido que o antecessor, o A9X. A 12 de setembro de 2017, a Apple anunciou que a Apple TV 4K seria alimentado por um chip A10X. É fabricado pela TSMC no seu processo FinFET de 10 nm.

Apple A11 Bionic – A Apple A11 Bionic é um SoC baseado em ARM de 64 bits, projetado pela Apple. Apareceu pela primeira vez no iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, que foram introduzidos a 12 de setembro de 2017. Possui dois núcleos de alto desempenho, que são 25% mais rápidos que o A10 Fusion, e quatro núcleos de alta eficiência, que são 70% mais rápidos do que os núcleos mais eficientes em energia no A10.

O A11 Bionic mostrou-se mais poderoso do que o chip de um MacBook Pro em testes de desempenho, quando comparados em testes de benchmark.

Em 2016, a empresa referia que o iPhone 7 era 120x mais poderoso que o iPhone Original. Já no passado dia 12 de setembro, a empresa referiu que o iPhone 8, com o novo A11 Bionic era 70% mais rápido que o iPhone 7 quando submetido a funções de multitarefas, 30% mais rápido nos gráficos apresentados e 25% mais rápido no desempenho máximo de CPU. Além disso, a Apple disse que o iPhone 8 Plus é 70% mais rápido que o iPhone 7 Plus no modo de baixa energia. Logo, o iPhone 8 será, provavelmente, cerca de 150x mais rápido que o iPhone de 1ª geração!

A capacidade da Apple em projetar semicondutores e outros chips é uma enorme vantagem em relação a outros fabricantes de smartphones, isto porque geralmente estes compram componentes de empresas como a Qualcomm e a MediaTek.

 

Os processadores para os MacBooks

Ainda não existe qualquer certeza da intenção da Apple em utilizar a mesma arquitetura ARM nos processadores dos próximos MacBooks, contudo, os indícios mostram que é esse o caminho. Este não é assim simples, há ainda que superar os desafios técnicos ao nível do sistema operativo, que está amplamente subjugado aos poderosos processadores Intel, assim como todo um novo suporte para o software que as empresas produziram com suporte ao atual macOS. Tudo isso tem de ser pensado para que em nenhum momento seja um entrave e atraso no desenvolvimento e evolução destas plataformas.

 

Apple sem medo de arriscar

O risco faz parte da estratégia da Apple e, ao longo dos anos, sempre vimos a empresa arriscar em posições e determinadas polémicas. Podemos constatar que, nos novos iPhones, a Apple pela primeira vez desenhou, por sua conta e risco, o processador gráfico (GPU), quebrando assim a dependência que tinha nesta área e abandonando a parceria de anos com a Imagination Technologies.

Estes riscos justificam certas atitudes da empresa para se livrar de problemas, como aquele em que está envolvida atualmente com a Qualcomm. A Apple deixará de usar alguns componentes desse fornecedor como, por exemplo, o Modem MDM9655 Snapdragon X16 LTE ou o recetor WTR5975 Gigabit LTE RF, presentes nos novos iPhone 8 e iPhone 8 Plus.

Será que chegou agora a vez da Intel sair da linha de fornecimento dos dispositivos Apple? É um assunto que, nos próximos meses, teremos mais informações.

Exit mobile version