A Apple tem constado, há vários anos, no topo da lista de empresas mais valiosas do mundo. Contudo, a empresa co-fundada por Steve Jobs perdeu agora esse título, sendo a segunda empresa mais valiosa do momento.
Tendo sido uma lista dominada nos últimos anos por empresas tecnológicas, é surpreendente ver que a Apple não foi ultrapassada por nenhum dos seus rivais!
A bolsa de valores é o local por excelência para investidores poderem aumentar o seu portfólio de investimentos, ao passo que as empresas vendem títulos que lhes permitem aumentar o capital e desenvolver o seu negócio. A Apple está presente na bolsa norte-americana, mais especificamente no NASDAQ que engloba muitas outras empresas tecnológicas.
Durante muitos anos, tivemos empresas tecnológicas a dominar a lista de empresas mais valiosas do mundo. Apple, Google, Amazon e Microsoft destacam-se pelo seu valor de mercado. Não obstante, a empresa de Cupertino perdeu agora a liderança deste ranking!
A Saudi Aramco é uma petrolífera da Arábia Saudita que entrou recentemente na bolsa do seu país. Na semana passada realizou uma IPO que angariou 25,6 mil milhões de dólares (23,1 mil milhões de euros), sendo um recorde que antigamente pertencia à Alibaba.
Agora, a petrolífera entrou na bolsa de Riade e as suas ações valorizaram 10%. Esta subida coloca a empresa com um valor de mercado estabelecido em 1,88 biliões de dólares! Tal concede-lhe o título de empresa mais valiosa do mundo, destronando a Apple que vale 1,18 biliões de dólares.
Completando o Top 3 está a Microsoft, com a empresa fundada por Bill Gates a estar avaliada em 1,15 biliões de dólares.
É curioso ver uma empresa petrolífera, inserida num segmento em constante ataque pelo impacto ambiental que tem, a ser considerada a mais valiosa do mundo.
Para além da magnitude da Saudi Aramco, este fenómeno é o culminar dos esforços de Mohammad bin Salman. O príncipe saudita quer abrir a sua empresa a investidores externos de modo a captar fundos para diversificar a economia do seu país.