Pplware

Apple pede desculpa e reduz preço para troca de baterias

Falar em Apple por estes dias é falar no “escandaloso” caso das baterias. Como é do conhecimento público, a empresa de Cupertino assumiu que tornou os modelos do iPhone mais antigos mais lentos, admitindo que tem aplicado no iOS mecanismos que controlam a performance do dispositivo e assim evitar problemas de bateria.

Hoje, numa carta aberta, a empresa pediu desculpa e aproveitou para anunciar uma baixa de preços para quem quiser trocar de bateria.


A Apple publicou hoje uma informação onde pede desculpa a todos os clientes da marca e aproveita para clarificar algumas questões.

Depois de receber várias queixas e de perceber que havia muitos clientes que não ficaram satisfeitos com esta situação, a empresa de Cupertino referiu que nunca faria nada para encurtar intencionalmente a vida de qualquer produto ou degradar a experiência do utilizador para impulsionar a atualização para novos produtos.

 

Sobre as baterias de iões de lítio

As baterias do iPhone usam tecnologia de iões de lítio. Em comparação com as gerações anteriores da tecnologia das baterias, as baterias de iões de lítio carregam mais rápido, duram mais tempo, têm maior densidade energética, maior autonomia e são mais leves. Atualmente, as baterias de iões de lítio recarregáveis oferecem a melhor tecnologia para o seu dispositivo.

Mais sobre as baterias de iões de lítio.

Como as baterias “envelhecem”?

Todas as baterias recarregáveis tornam-se menos efetivas à medida que “envelhecem quimicamente” e a sua capacidade de manter uma carga diminui.

O tempo e o número de vezes que uma bateria foi carregada não são os únicos fatores neste processo de “envelhecimento químico”.

O uso do dispositivo também afeta o desempenho de uma bateria ao longo da sua vida útil. Por exemplo, deixar ou carregar o equipamento num ambiente com temperaturas elevadas pode fazer com que uma bateria envelheça mais rapidamente.

Uma bateria com “idade química” também se torna menos capaz de fornecer cargas de energia de pico, especialmente num estado de carga baixo, o que pode levar a que um dispositivo se desligue inesperadamente.

“Autonomia da bateria” é a duração da bateria até precisar de ser recarregada. “Vida útil da bateria” é a duração da bateria até precisar de ser substituída. Para ajudar os clientes a entender mais sobre a bateria recarregável do seu iPhone e os fatores que afetam o seu desempenho, a Apple publicou também nova informação que pode ser consultada aqui.

Atualizações resolveram problema dos iPhones que se desligavam

Há cerca de um ano, com o iOS 10.2.1, a Apple diz ter feito alterações que melhoraram a gestão de energia durante o pico de carga de trabalho para evitar que alguns modelos do iPhone (iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE) se desligassem inesperadamente.

A empresa refere ainda que com esta atualização, o iOS passou a gerir dinamicamente a performance de alguns componentes evitando assim que os iPhones se desligassem de forma inesperada. A única intenção desta alteração era prevenir os encerramentos inesperados e garantir que o iPhone pudesse continuar a ser utilizado.

Esta gestão de energia funciona ao fazer uma análise combinada da temperatura do dispositivo, estado de potência e impedância da bateria. Só no caso destas variáveis o exigirem, o iOS fará a gestão dinâmica do desempenho máximo de alguns dos componentes do sistema, como o CPU e GPU de forma a evitar os encerramentos inesperados. Como resultado, a intensidade de utilização do dispositivo será automaticamente equilibrada, permitindo uma melhor distribuição das tarefas do sistema em vez de picos de desempenho simultâneos maiores e mais rápidos. Em alguns casos, o utilizador pode não detetar qualquer alteração no desempenho diário do dispositivo. O nível de alteração detetada depende da quantidade de gestão de energia que será necessária para um determinado dispositivo.

Nos casos que exigirem formas mais extremas desta gestão de energia, o utilizador pode detetar efeitos como:

Muitas áreas principais não são afetadas por esta funcionalidade de gestão de energia. Algumas destas são:

O feedback dos clientes foi positivo e a empresa concluiu que conseguiu reduzir a ocorrência deste tipo de problema. Recentemente, tais medidas de gestão de energia foram alargadas ao iPhone 7 e iPhone 7 Plus com o lançamento do iOS 11.2.

Novos preços para quem quiser trocar de bateria

Para atender às preocupações dos clientes, reconhecendo a sua lealdade e recuperar a confiança de qualquer um que tenha duvidado das intenções da Apple, a empresa decidiu baixar os preços para quem quiser trocar de bateria. No geral, a baixa de preço é de $50 (De $79 para $29), isto para utilizadores dos Estados Unidos. Ainda não há informação para utilizadores de outros países.

Esta redução de preço estará disponível para qualquer utilizador com um iPhone 6 ou posterior, cuja bateria precise de ser substituída. Esta “campanha promocional” apenas terminará em dezembro de 2018. A empresa refere que dará mais detalhes em breve e que o iOS também irá disponibilizar mais informação sobre a bateria.

via Apple

Exit mobile version