Pplware

Apple pode ser obrigada a abrir o NFC do Apple Pay à concorrência na Alemanha

Apesar de presente nos smartphones da Apple, o NFC tem sido controlado de forma firme pela empresa. Apenas como e quando assim o entende este está acessível, por razões de segurança e para controlo do equipamento.

Isto pode estar prestes a mudar, caso uma medida seja aprovada na Alemanha. A Apple poderá Apple pode ser obrigada a abrir o NFC do Apple Pay à sua concorrência, para estar de acordo com a lei do país.


NFC do iPhone poderá ser aberto à concorrência

O acesso ao NFC no iOS é algo que todos sabem estar limitado. As razões são também conhecidas, mas podem em breve ter de mudar. De acordo com uma possível decisão do governo alemão, a Apple poderá ser obrigada a abrir este componente aos concorrentes do Apple Pay.

Esta alteração foi introduzida numa lei contra a lavagem de dinheiro e quer introduzir, de forma alargada, os pagamentos digitais. Caso seja aprovada, vai obrigar a Apple da dar acesso ao seu sistema, podendo qualquer banco lançar a sua app de pagamento, sem ter de recorrer à Apple.

Se usarem o atual sistema via NFC, essas propostas podem ter outra segurança maior, tal como o Apple Pay tem hoje. Agora, e para funcionar, estes serviços são obrigados a recorrer a métodos pouco seguros. Passam pela leitura de códigos QR e outras formas mais básicas.

Alemanha quer o Apple Pay aberto a todos

Claro que este não seria um acesso completamente aberto. A Apple estará autorizada a cobrar um valor pelo acesso ao NFC no iOS, mas nunca será o valor de 0,15% que atualmente cobrar pelos pagamentos feitos.

De notar que esta alteração à lei não refere especificamente a Apple, mas esta é a única com estas limitações. A empresa, entretanto já reagiu a esta possível novidade. Está surpresa com a chegada desta possível alteração e teme pela segurança e proteção dos dados financeiros dos utilizadores.

Esta parece não ser também a única ação a decorrer. Em breve a União Europeia poderá considerar uma investigação ao Apple Pay. Esta deverá ser liderada por Margrethe Vestager. Mais uma vez estará em causa o bloqueio da concorrência a estas novidades e a estes sistemas seguros.

Exit mobile version