Pplware

Apple lança actualização para falha grave do Mac OSX

A chegada de mais uma versão do iOS, na semana passada, veio corrigir uma falha de segurança grave que tinha sido descoberta no ecossistema da Apple.

Se muitos achavam que se limitava ao iOS, a chegada de mais uma actualização do Mac OS X veio mostrar que o seu impacto é muito maior e chega também aos computadores da Apple.

Foi de forma muito discreta que a Apple disponibilizou recentemente duas actualizações para o OSX, que vêm corrigir uma falha de segurança grave, recentemente descoberta.

Estas actualizações tratam deste problema no OSX El Capitan e Yosemite e também no próprio browser da Apple, o Safari. A Apple recomenda a todos os utilizadores que as instalem de imediato, para que fiquem protegidos contra o Pegasus, um software que explora estas falhas.

Tal como no iOS, após receber um simples link, os utilizadores são encaminhados para um site que rapidamente, e sem qualquer intervenção do utilizador, consegue instalar malware que passa a controlar as máquinas, tendo acesso a toda a informação dos utilizadores.

O que é o Pegasus

O Pegasus foi descoberto depois do activista de direitos humanos Ahmed Mansoor ter recebido uma mensagem estranha no seu iPhone. Depressa a encaminhou para ser avaliada por várias empresas de segurança, que chegaram à conclusão que era uma tentativa de controlar o seu smartphone.

Do que foi possível entender, o Pegasus é um software desenvolvido pela empresa israelita NSO Group, especializada em criar aplicações para controlar e aceder remotamente a dispositivos, vendendo as suas aplicações a governos.

A Apple recomenda a todos os utilizadores que façam a actualização dos seus sistemas para que fiquem protegidos contra o Pegasus e as suas capacidades. Estas actualizações encontram-se disponíveis na zona de actualizações da App Store.

Exit mobile version