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Apple justifica os problemas reportados no ecrã do iPhone X

Lançado para o mercado ontem, o iPhone X está a fazer sucesso junto dos consumidores, tendo esgotado poucos minutos depois de ter sido colocado à venda.

Uma das novidades mais interessantes deste novo modelo é seu ecrã OLED. Mas nem tudo são boas notícias e a Apple já veio a público alertar para possíveis problemas, que afinal são naturais.


Algumas semanas antes de ter sido colocado no mercado o iPhone X esteve a ser testado por alguns consumidores e pela imprensa, nos Estados Unidos. Na altura foram reportados problemas com o ecrã, tendo sido revelado que após uma utilização intensa surgiam imagens fantasma (gravadas no ecrã) e a perda da qualidade de algumas cores.

A Apple na altura não se pronunciou sobre esta situação, mas agora, na sua página de suporte, veio explicar que está ciente do problema e que esta, é afinal, uma situação normal nos ecrãs OLED.

Se olhar para um ecrã OLED de ângulos diferentes, poderá reparar que a cor e a tonalidade sofrem ligeiras alterações. Esta é uma característica da tecnologia OLED e um comportamento esperado. Em caso de utilização prolongada, os ecrãs OLED podem inclusivamente apresentar ligeiras alterações visuais. Este também é um comportamento esperado e pode incluir “persistência da imagem” ou um efeito de “imagem queimada”, isto é, o ecrã apresenta um vestígio esbatido de uma imagem, mesmo após a substituição dessa imagem por uma nova.

A informação da Apple é clara e mostra que não existe qualquer forma de contornar esta situação, uma vez que é inerente à tecnologia usada dos ecrãs OLED pode acontecer com relativa facilidade.

A Apple refere-se em concreto e com especial destaque ao efeito de “imagem queimada” e revela que esta poderá acontecer apenas em situações de utilização permanente de imagens de elevado contraste.

Tal pode ocorrer nos casos mais extremos, por exemplo, quando a mesma imagem com elevado contraste é apresentada continuamente durante um longo período de tempo. O ecrã Super Retina foi concebido para ser o melhor do mercado na redução dos efeitos de “imagem queimada”, tão comuns na tecnologia OLED.

A substituição de um ecrã que esteja nestas condições não será barata – 321,10 euros – como foi revelado há alguns dias. A garantia tratará destes problemas durante 2 anos, mas mais tarde esta substituição terá de ficar a cargo dos utilizadores.

Este é para já o primeiro problema que está a ser reportado no iPhone X e que a Apple já o identificou como sendo normal e sem forma de resolução.

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